ACIL protagoniza campanhas e ações durante o período de quarentena

13/07/2020

O surgimento da COVID-19 abalou a estrutura social e econômica do mundo, devido principalmente ao seu alto índice de contágio, e das complicações que causa em casos mais graves. Uma das medidas impostas para conter o seu alastramento em todo o estado de São Paulo foi a quarentena e o isolamento social, que acarretou o fechamento ao público das atividades comerciais, com exceção dos considerados essenciais.

Por isso, além de se posicionar em prol da classe empresarial limeirense, desde o início da pandemia na cidade, a ACIL tem desenvolvido diversas ações para incentivar o comércio local, através da campanha #apoieocomercio nas redes sociais.

Dicas de trabalho e cartilha

As primeiras abordagens feitas pela ACIL neste período, foram com as publicações de diversas dicas relacionadas ao empreendedorismo e as mudanças necessárias no dia a dia dos negócios. Orientações como, por exemplo, de como implantar o home office com os colaboradores, minimizar os impactos da crise e de como utilizar e se destacar com o WhatsApp Business.

Também foi publicada uma cartilha sobre a Medida Provisória nº 927, em parceria com o escritório Ubirajara Gomes de Mello Advogados Associados. A MP traz diversas ações que podem ser empregadas dentro da empresa, com o objetivo de preservar empregos e diminuir o impacto na economia causado pela COVID-19, e o material disponibilizado aborda diversas ações e situações que o empresário poderá empregar em seu negócio. A cartilha pode ser acessada no site da ACIL (www.acillimeira.com.br).

E-book para flexibilização

Algumas semanas após o inicio da quarentena, o Governo do Estado de São Paulo anunciou medidas para a flexibilização das atividades. Intitulado como Plano São Paulo, ele traz uma série de protocolos divididos em cinco fases, que devem ser seguidos pelas empresas que podem retomar as atividades seguindo uma ordem que tem de base o seu ramo de atuação, para que a abertura ao público seja feita de forma segura, com o mínimo de risco de contaminação da COVID-19.

E para auxiliar o empreendedor limeirense na retomada das atividades, a Associação realizou o lançamento de um e-book informativo, trazendo as principais ações e medidas que os setores devem tomar, de acordo com a fase em que o município se encontra. O download gratuito do e-book deve ser feito acessando o site da ACIL, e clicando no banner “Guia da Flexibilização do Comércio”.

Cuidados na pandemia

Outro tema abordado pela ACIL, tratou sobre as novas práticas que empresas devem empregar para poderem desenvolver suas atividades de forma segura. O empreendedor pôde conferir de forma simples e direta as novas medidas de higiene que devem ser adotadas, como o uso da máscara facial e a disponibilização do álcool em gel 70%, a importância do isolamento social e da restrição de atendimento de clientes presencialmente, por exemplo.

Outra ação promovida foi a coleta, organização e disponibilização para os empresários de uma lista com todos os estabelecimentos que oferecem máscaras, e equipamentos de proteção e higiene.  Isto ocorre, pois de acordo com os decretos estaduais e municipais publicados, os estabelecimentos devem seguir e adotar diversas regras e práticas para poderem exercer suas atividades. A lista pode ser encontrada no link www.acillimeira.com.br/itensdehigiene.

Incentivo ao consumidor e Pede Pelo Zap

A ACIL também realizou campanhas voltadas para o consumidor, que visavam incentivá-lo a consumir em empresas locais. Com a hashtag #peçapelodelivery, foram criadas diversas publicações nas redes sociais sugerindo que os clientes fizessem suas compras através do delivery em estabelecimentos da cidade, que estavam oferecendo este tipo de serviço como forma de adaptação a uma nova realidade.

Junto a esta ação, a Associação tornou-se também a Embaixadora do Pede Pelo Zap (atualmente conhecido como Pede Por Perto). Uma plataforma gratuita, criada pelo empreendedor Fred Rocha, que funciona com a ideia de uma “lista telefônica”, porém apenas com empresas, que por sua vez disponibilizavam a compra através do WhatsApp e outras redes sociais, além de aproximar o empresário com o contato de entregadores.

Quarentena sem Fome

Muitas famílias estão passando por dificuldades neste período de quarentena, principalmente aquelas que tiravam seu sustendo de atividades autônomas. Por isso, a ACIL e as empresas Copo de Fruta, Santos Calçados e Mattiazzo Investimentos Imobiliários realizaram a campanha Quarentena Sem Fome, que arrecadou seis toneladas de alimentos.

O grupo responsável pela organização e distribuição das cestas básicas adquiridas foi a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA). As pessoas e empresas que doaram as cestas puderam comprá-las por um preço diferenciado, graças ao apoio da CBB Express, que é especializada neste tipo de produto.

Lives e vídeos

Como forma de auxiliar o empresário a expandir as possibilidades e o modo como ele enxerga os seus negócios, a entidade convidou três profissionais relacionados a diferentes áreas do empreendedorismo, para compartilharem experiências e informações com o empreendedor limeirense.

Para falar sobre vendas, foi convidado o palestrante e escritor Fred Rocha; para falar sobre relacionamentos, a diretora e fundadora da Zaros Escola de Negócios, Simone Zaros; e para discutir sobre marketing digital, o diretor de atendimento da Market-in, Leandro Moreira. As lives completas estão disponíveis no canal “ACIL Limeira” do YouTube.

Além das lives, recentemente a Associação iniciou uma série de vídeos para as redes sociais, com dicas rápidas e práticas que podem ser empregadas diariamente nos negócios. Eles podem ser conferidos no IGTV do perfil @acillimeira no Instagram.

Datas comemorativas e sorteio

No Dia das Mães e dos Namorados, para que não passassem em branco por conta da pandemia, a entidade realizou uma campanha de incentivo às compras, onde o consumidor era convidado a compartilhar o seu amor através de um presente pedido através do delivery, enviado pelas lojas limeirenses que disponibilizavam este serviço de entrega.

E no Dia dos Namorados, como forma de gerar ainda mais visibilidade para a iniciativa, a ACIL organizou em parceria com o Água Doce Cachaçaria, Casa Pacheco, Cleide Joalheria, Rosi Brinquedos e Substance, o sorteio de cinco prêmios no seu perfil oficial do Instagram. Os participantes deveriam seguir algumas regras para que o sorteio fosse validados, como curtir o perfil da Associação e também dos apoiadores, além de marcar uma pessoa nos comentários.

Serviços

Além das campanhas, a ACIL também realizou ampla divulgação de diversos serviços oferecidos, e que poderiam ser aproveitados durante certo período de flexibilização da quarentena. Serviços reprográficos como cópias e digitalização, recuperação de débitos com a  Central de Recuperação de Crédito, ou os produtos do Certificado Digital, são alguns serviços que estão disponíveis para o empresário e que facilitam o seu dia a dia.

Muitas outras ações são constantemente planejadas e realizadas em prol da classe empresarial limeirenses, pois este é o intuito da ACIL: defender os interesses da classe que representa, e também auxiliar e oferecer soluções que possibilitem o crescimento e desenvolvimento econômico da cidade. A campanha Sou + Limeira é um exemplo desse compromisso, pois foi planejada para incentivar o consumo local, além de ressaltar como o comércio limeirense tem tudo que o seu cliente precisa.

 

tags: ACIL, #apoieocomercio, Flexibilizaçao, Guia, Dicas, e-book, Quarentena, COVID-19, Coronavirus

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