Alunos que inovam!

10/10/2016

Jovens da Etec Trajano Camargo desenvolvem projetos voltados para a tecnologia, sustentabilidade e sociabilidade

Nos dias 28 e 29 de setembro aconteceu na Etec Trajano Camargo a 11ª Feira de Projetos e Tecnologia, que este ano trouxe 187 projetos desenvolvidos pelos alunos do primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio e técnico. O evento que é aberto ao público reuniu milhares de visitantes durante os dois dias.

O objetivo da feira é fazer com que os alunos participantes desenvolvam o hábito pela pesquisa e elaboração de ideias, que possam de alguma forma contribuir com a sociedade. “Nós iniciamos isto desde os primeiros anos, com uma pesquisa de referências bibliográficas sobre determinado tema, no segundo ano já temos o início do desenvolvimento do projeto e dos produtos e no terceiro já é a finalização, com a produção do TCC”, conta Patrícia Pascon Souto Tancredo, coordenadora e professora da instituição.

Projetos
Os alunos Guilherme Luchiari da Silva e Pablo Henrique da Silva, do 1º ETIM (Escola Técnica Integrada ao Médio) da turma de Mecânica, desenvolveram o projeto de uma cadeira de rodas que sobe escadas. “Nós focamos na parte social e de uma minoria. Fizemos uma pesquisa daquilo que facilitaria ou não a mobilidade de um cadeirante, antes de desenvolver o protótipo”, explicam os estudantes. A cadeira consegue elevar ou abaixar o assento do usuário, de acordo com sua necessidade, e através de um sistema de engrenagens, a cadeira é posicionada em uma escada e é puxada para cima por uma esteira de borracha.

Voltado para a área da saúde, as alunas Thayná Rosário Isidoro e Stefhani Andrioli Romero do 3º ETIM de Nutrição, criaram uma bala natural de alecrim e malva. “Estamos trabalhando no desenvolvimento de uma bala que seja capaz de aliviar os sintomas da tosse e da dor de garganta, através do alecrim e da malva. Também fizemos o desenvolvimento da embalagem do produto, do rótulo e de sua tabela de informação nutricional”, contam. A bala ainda não está totalmente finalizada para o consumo, mas a garotas acreditam que esta possa ser consumida até mesmo por pessoas diabéticas, devido a sua baixíssima concentração de açúcar.

Pensando na facilidade e economia de jovens empreendedores os alunos do 2º ETIM de Mecânica, João Marcelo, Henrys Silva e Henrique Melo criaram um espremedor de laranjas compacto. “Nosso objetivo foi trazer uma peça compacta, que bares e pequenos restaurantes pudessem utilizar. Além disso, fizemos uma pesquisa de materiais e desenvolvemos um produto que pode ser adquirido por no máximo mil reais”, destacam os alunos. Através de uma manivela, o protótipo da máquina consegue cortar as frutas com uma lâmina e espremê-las de uma forma muito mais eficiente. 

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?