Aumento da burocracia para a entrega da DeSTDA para o Simples Nacional

01/09/2016

Os empresários que fazem parte do Simples Nacional devem ficar atentos à entrega da Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação (DeSTDA). A declaração em si não é nova, porém houve mudanças no prazo de entrega, na quantia de dados pedidos por declaração e na forma de envio.

A partir de agosto a entrega da declaração passou a ser feita todo dia 20 de cada mês, e não mais anual. “O sistema do fisco não permite importação de dados, portanto, o trabalho será redobrado e trará mais dificuldades aos contadores, pois na mesma data eles devem preparar outras declarações, também com prazos apertados”, conta Antônio Alvaro Zenebon, responsável pelo departamento jurídico do Escritório Tiradentes.

Para fazer o preenchimento destas informações, o responsável pela declaração deve sempre fazer o download do sistema em sua versão mais recente, no site da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (SEFAZ/SP). “Deve-se organizar as informações exigidas nota por nota, manualmente, incluindo os dados de cadastro de todas as empresas que estão na lista de obrigatoriedade”, explica Zenebon. Após a instalação do aplicativo no computador, basta clicar no botão “Cadastro de Contribuinte” e “Novo Contribuinte”, para então fazer o cadastro com os dados exigidos.

Vale lembrar que o envio dos dados só é possível com o uso de senha, não aceitando a certificação digital. Para aqueles que ainda não possuem a senha, basta dirigir-se pessoalmente até um dos postos fiscais da SEFAZ. Para que não haja erro no preenchimento desta e de demais declarações, é sempre bom contar com a ajuda de um profissional de assessoria ou consultoria empresarial, pois estes estão preparados para contornar qualquer adversidade que ocorra na hora de apresentar os dados necessários ao fisco.

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?