Bistrôs trazem inovação ao mundo gastronômico

12/02/2016

O mercado gastronômico vive evoluindo e trazendo novidades para todos os paladares. Seja através de massas, carnes, saladas, sobremesas ou até mesmo bebidas, os empreendimentos responsáveis por criar e servir os mais deliciosos e inovadores pratos são os locais preferidos dos mais diversos degustadores. Hoje em dia é possível encontrar no mesmo estabelecimento pratos que agradam a todo tipo de paladar.

Um dos nichos deste mercado que está crescendo e se popularizando é o de bistrôs. Este tipo de restaurante leva no seu nome uma origem francesa, tornando-se popular durante a Segunda Guerra Mundial, onde se acredita que as mulheres, muitas vezes para ajudar no orçamento familiar ou sustento próprio, abriam suas casas para o público e serviam refeições simples e com toque caseiro.

Com o passar dos tempos estes empreendimentos passaram por várias mudanças e adquiriram um toque de sofisticação, além da garantia de grande sabor. Eles trazem pratos e receitas especiais, preparados pelo chef de cozinha no momento do pedido, garantindo assim sua qualidade. Muitas vezes, devido a correria do dia a dia, as pessoas optam por fast foods ou restaurantes de pratos prontos. Os bistrôs vêm com a intenção de proporcionar uma alimentação saudável e saborosa, sempre em um ambiente calmo e aconchegante para que o cliente possa desfrutar de um momento de descanso.

No bistrô Terroá em Limeira, a chef de cozinha Julia Hergert diz que o preparo do alimento começa desde a escolha do fornecedor. “Procuramos produtores que nos entreguem alimentos de qualidade, e eles muitas vezes são agricultores independentes, o que garante o cultivo orgânico. Para as carnes procuramos fornecedores que tenham uma ótima procedência, o que assegura a satisfação do cliente quanto ao sabor”, conta a chef.

Além do preparo e do sabor dos alimentos, outro fator que influencia na popularidade dos bistrôs é o atendimento. Por serem normalmente empreendimentos de pequeno porte, a atenção e qualidade do atendimento tende a ser melhor, pois o atendente e até mesmo o chef de cozinha possuem uma aproximação maior com o cliente, que se vê em um ambiente mais aconchegante e amistoso. “Costumamos sair da cozinha para conversar com os clientes. Nós sempre nos preocupamos em saber se o consumidor está satisfeito com o que encontrou”, acrescenta Julia.

O cardápio deste tipo de estabelecimento é bem variado, e apresenta pratos que não são encontrados em restaurantes comuns. Cada bistrô difere as receitas oferecidas de acordo com o chef que prepara os pratos. Alguns se especializam em massas, outros em peixes, grelhados, risotos etc. No Terroá, o cardápio apresenta uma grande variedade, destaque para a “Sugestão do Chef”, um prato especial que não consta no cardápio, e é feito de acordo com os ingredientes e criatividade da chef.

Tendência

Assim como qualquer negócio, o mercado gastronômico também sofre mudanças e possui fases no ano, onde determinados produtos têm mais destaques que outros. Normalmente são pratos ou ingredientes que caem no

 gosto do consumidor, e cabe ao chef de cozinha utilizar a criatividade para se destacar e agradar os paladares.

Diversos fatores podem influenciar naquilo que será ou não uma tendência no mercado gastronômico, como preço dos ingredientes, clima, região, cultura etc. No Brasil, alguns especialistas acreditam que neste ano, os pratos e temperos picantes cairão no gosto dos apreciadores (como a comida mexicana), assim como panquecas temperadas, massas artesanais e bebidas de fabricação caseira, como cervejas e vinhos artesanais. 

Indo para o lado das bebidas, o público tem optado cada vez mais em degustar um vinho ou espumante na hora de sua refeição. “Muitos clientes entram no bistrô para saborear uma entrada junto a um bom vinho tinto. Eles utilizam este tempo para relaxar, e o ambiente agradável junto à bebida contribuem para isso”, comenta Julia.

Vários médicos e especialistas indicam o consumo de uma taça de vinho durante a refeição. Além de saboroso, a bebida ajuda no processo digestivo e seu consumo moderado colabora na prevenção de doenças

  cardiovasculares, pois auxilia na eliminação de radicais livres presentes no sangue, prevenindo o depósito de placas de gordura na parede dos vasos sanguíneos. Porém, sempre deve haver moderação, pois o excesso de qualquer bebida com teor alcoólico pode acarretar transtornos para o organismo.

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?