Celulares e computadores desatualizados sofrem com apagão da internet

05/10/2021

Celulares e computadores mais antigos, que não recebem mais suporte ou atualizações, podem deixar de conseguir acessar alguns sites ou até mesmo a internet, em um fenômeno conhecido como “apagão da internet”.

Isso ocorre, pois existe um “certificado raiz” (chamado IdenTrust DST Root CA X3) que funciona como uma chave de segurança, e que teve como data de validade o dia 30  de setembro.

Este certificado é o que garante uma conexão segura e criptografada entre os dispositivos e a internet, e por isso muitos sites não podem mais serem acessados sem ele, ou até mesmo os aparelhos ficam impossibilitados de se conectar em rede.

Quais são os mais afetados?

Algumas das pessoas mais afetadas pelo “apagão da internet” são usuários que possuem, por exemplo, equipamentos eletrônicos que utilizam um dos seguintes sistemas:

- Celular iPhone que tenha sistema anterior ao iOS 10;

- Computadores com Windows XP SP3

- MacBooks com sistema anterior ao macOS 2016;

- Computadores com sistema operacional anterior ao Ubuntu 16.04;

- Telefones Android com a versão anterior ao Nougat 7.1.1;

- Computadores que usem OpenSSL, NNS, Java 8 e 7, o sistema Debian;

- O navegador Firefox com versão inferior a 50;

- Consoles de PlayStation 3 que usam firmware e Nintendo 3DS.

Como resolver?

A única maneira de resolver este problema é mantendo os computadores e celulares com o sistema atualizado. Mesmo aqueles equipamentos que não são tão antigos, mas que não estão conectados diretamente à internet ou não tem a atualização em dia, também serão afetados.

Foi constatado que, em alguns casos, uma forma temporária para resolver este erro é com a instalação de navegadores como o Mozilla Firefox ou Opera. Não se sabe ainda por quanto tempo a troca por estes navegadores irá suprir este problema, por isso o recomendado é que as pessoas se programem para substituírem estes sistemas ou equipamentos antigos por mais novos.

tags: internet, apagao, sites, celulares, problemas, conexao

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?