CME da ACIL participa de 1º Encontro Liberdade para Empreender

16/03/2020

O Conselho da Mulher Empreendedora (CME) da ACIL esteve presente, no dia 10 de março, no 1º Encontro Liberdade para Empreender, uma iniciativa do Conselho da Mulher Empreendedora e Cultura (CMEC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

O evento, que reuniu mais de 650 participantes, faz parte das celebrações do Dia Internacional da Mulher, e teve como intuito proporcionar as empreendedoras o protagonismo para debaterem sobre negócios, ouvir a cerca de lideranças e promover o networking entre as participantes. Trouxe palestras e painéis que falaram sobre os desafios do empreendedorismo, além de empreendedoras como a Luiza Helena Trajando, presidente do Conselho do Grupo Magazine Luiza; e a limeirense Jô Nascimento, embaixadora da L’Oréal Professional; que foram convidadas para contarem um pouco sobre as suas histórias e o seu sucesso. Houve também falas sobre a importância dos movimentos femininos, entre outros temas.

A superintendente do CME da ACIL, Rosilene Aparecida Luck, exaltou a diversidade presente no evento, tanto de histórias como de conteúdo, além do orgulho de ter uma grande profissional como a Jô Nascimento representando a cidade. “Ouvimos também muitas dicas tanto para o crescimento da Associação, quanto para o crescimento de nós mulheres. Teve uma frase que estou trazendo para minha vida que é ‘Mulheres, nós sozinhas somos invisíveis. Mas juntas somos invencíveis’. Foi muito debatido o quanto ainda estamos batalhando para conquistar o nosso espaço no mercado, e quanto mais conhecimento e networking tivermos, sempre haverá o enriquecimento e troca de informações. E eu acredito que a evolução da mulher será através deste conhecimento”, conta.

Maria Regina Ortolan Calderari, que também é membro do Conselho, salientou a importância do movimento feminino, da união de várias associações e categorias para fortalecer e impulsionar as mulheres a tomarem posição de destaque no empreendedorismo, na cultura e na política. “Tudo isto foi muito importante para dar uma dimensão do que está sendo feito através das mulheres, e a exposição das dificuldades, desafios, vitórias e fracassos, faz com que façamos uma análise e aprendemos a levar estas experiências na prática do nosso dia a dia”, ressaltou a representante do CME. Ela destaca que foi, sem dúvida alguma, um encontro de aprendizado e fortalecimento do universo feminino.

Para saber mais sobre o Conselho da Mulher Empreendedora da ACIL e todas as suas atividades desenvolvidas, acesse este link. Mais informações pelo telefone (19) 3404-4903.

Facesp Mulheres

O evento também marcou o lançamento do programa Facesp Mulheres, que segundo o site Diário do Comércio, irá atuar em duas vertentes. A primeira delas é a disponibilização de cursos oferecidos pelo Sebrae e pela Facesp, para a capacitação dos membros de todos os Conselhos da Mulher das Associações Comerciais de São Paulo filiadas à Facesp. Já a segunda vertente é a capacitação de empresárias e potenciais empreendedoras associadas.

Com esta parceria, o Sebrae disponibilizará funcionários de cerca de 30 escritórios regionais espalhados pelo estado. Os conteúdos das capacitações abrangerão temas como técnicas de liderança, motivação de equipe, orientação para a formação de conselhos de mulheres, capacitação em formalização e gestão de negócios, entre outros.

Além das capacitações, o Facesp Mulheres apoiará outro programa de negócios para a formalização das empreendedoras com acesso a microcrédito orientado.

 

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?