CME da ACIL trouxe palestra sobre gestão de carreira e autoconhecimento

02/12/2021

Nesta quinta-feira (02) aconteceu o último Café do Conhecimento de 2021, realizado pelo Conselho da Mulher Empreendedora (CME) da ACIL. A convidada da vez foi Amanda de Carvalho, especialista em gestão estratégica de pessoas, que apresentou a palestra “Gestão de Carreira: como o autoconhecimento pode ampliar as suas oportunidades”.

A profissional abordou em seu conteúdo a importância do conhecimento técnico e do perfil comportamental, o que as empresas esperam em um candidato, a importância de se analisar corretamente currículos em um recrutamento, entre outros assuntos.

O recrutamento

Tudo se inicia no momento das entrevistas de um candidato, com a interpretação de seu currículo. “Como recrutadores, quando estamos verificando um currículo, devemos realmente analisar se queremos conhecer mais sobre aquela pessoa, para saber se ela irá aplicar todo o conhecimento que diz ter e trazer esta bagagem para a empresa”, aponta a especialista.

Além dos aspectos técnicos, os comportamentais também devem ser levados em consideração no momento de uma contratação, pois é através deles que se descobrirá se uma pessoa irá ou não se adaptar à uma empresa.

“O comportamento de uma pessoa dentro do ambiente de trabalho pode ser moldado e desenvolvido. Porém, para que isto ocorra, este funcionário também precisa estar aberto para estas mudanças e tomar atitudes para isso”, completa a profissional.

Conhecimento técnico x comportamento

Amanda também destacou que aspectos como o conhecimento, habilidades e a atitude de uma pessoa influencia diretamente em sua competência profissional. “A gestão de carreira é a nossa jornada dentro de uma empresa. Por isso é extremamente importante sabermos cada passo que daremos dentro dela”, explica a especialista.

Por parte do empreendedor, para reter bons talentos, é preciso ser muito claro em indicar até onde um colaborador pode chegar, além de oferecer a estrutura necessária para que o funcionário se desenvolva.

Outro ponto debatido pela profissional foi a importância de se trabalhar o autoconhecimento, pois ele ajuda a compreender os pontos fortes e fracos de cada um, assim como auxilia na identificação de oportunidades. “Nunca é tarde para se buscar a sua verdadeira vocação. Ou você aprende a amar o seu trabalho ou trabalha com o que ama, mas sempre há tempo para mudar”, finaliza Amanda.

Para acompanhar outros eventos, palestras, ações e campanhas desenvolvidas pelo CME e ACIL, acompanhe o perfil @acillimeira nas redes sociais ou pelo próprio site da Associação.

tags: cme, acil, mulher, carreira, gestao, contrataçao

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?