Como aumentar a presença digital de sua empresa

23/02/2021

Uma lição que a pandemia trouxe para o empreendedor mais tradicional é de que ele não pode mais fugir do digital. Foi praticamente impossível sustentar um negócio em 2020 caso a empresa estivesse ausente de redes sociais como o Facebook, Instagram ou WhatsApp, e mesmo aqueles que já utilizavam algumas ferramentas destas plataformas, precisaram se aprofundar mais no assunto para poder suprir as mudanças e necessidades causadas pela quarentena.

Após um ano tão atípico, em 2021 o comércio começou a tentar retomar suas atividades com atendimento presencial, porém é impossível abandonar o mundo online. Sendo assim, como aumentar ainda mais a presença digital de um estabelecimento? Para Leandro Moreira De Oliveira, diretor de atendimento na Agência Market-in e CMO na SmartComm Inteligência em E-commerce, para entrar ou transformar sua loja física no mundo digital da melhor maneira possível, é preciso inicialmente de uma equipe especializada ou agência que o ajude a entender seu próprio cenário digital ideal (qual rede social utilizar, se venderá no e-commerce, se atenderá por WhatsApp, entre outras coisas).

“Após saber onde se enquadrar, a empresa precisa conhecer a fundo a jornada do consumidor online, e uma das maiores falhas nisto são as demoras de atendimento e resposta em grande parte das empresas online. Após essa fase, é hora de definir o plano estratégico e operacional e partir para a execução”, aponta o especialista. Entender onde está o público de uma loja é essencial, para que não se invista tempo e recursos no canal de comunicação errado.

E aqueles que já possuem alguma atuação na internet e trabalham com vendas online, Oliveira aponta que os marketplaces hoje estão em ascensão. “Investir em plataformas como Mercado Livre, Magalu e Shopee são estratégias que várias empresas estão adotando. Atualmente, outra vertente importantíssima, principalmente para pequenos comércios e serviços, é disponibilizar a negociação do serviço e um atendimento exímio via WhatsApp, pois hoje essa plataforma é a mais utilizada para relacionamento de consumidores com marcas e pode ser um aliado muito forte no processo de vendas e feedback”, explica.

Antes de se jogar no mundo digital, o empreendedor precisa estar atento para algumas situações e adotar os devidos cuidados, a fim de evitar problemas que podem complicar e muito sua trajetória online. Segundo o diretor de atendimento, um dos principais pontos é estar atento e trabalhar dentro da lei, emitindo a nota fiscal corretamente, se adequando às novas regras estabelecidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), seguindo o Código de Defesa do Consumidor, entre outras ações.

“Um cuidado muito importante é que se a empresa ou comércio vende online, é preciso estar assegurado com serviços de antifraude e clonagem de cartões. Apesar da tecnologia estar bem avançada nesse ponto, ainda assim é algo que ocorre com frequência e isso pode prejudicar demais os negócios”, conta o publicitário.

Ele acrescenta que o principal ponto é não desistir, pois assim como em uma loja física, há o período de maturação da marca, de trabalho intenso e também o tempo para que a empresa comece a gerar lucro. “O importante é definir as metas corretas e contratar os profissionais qualificados para que caminhem rumo a este objetivo”, finaliza Oliveira.

 

tags: Negocios, Empreendedorismo, Digital, Online, Vendas, relacionamento

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