Como estruturar as vendas pelo WhatsApp

11/08/2020

Com apenas um smartphone em mãos, gestores e colaboradores possuem uma fortíssima ferramenta na hora de realizar suas vendas e se aproximar de clientes.

Uma das dúvidas frequentes quando se começa a realizar a venda seja pelo WhatsApp ou outros meios de comunicação e redes sociais, é sobre como estruturar e calcular a comissão dos vendedores. A consultora empresarial Andreza Leite, explica o papel do vendedor neste momento. “Quem atende o cliente pelo WhatsApp deve partir do princípio de que vendas é relacionamento, e atender cada pessoa de forma individualizada é o básico para se ter um bom resultado. Não basta ter um catálogo para oferecer, é preciso conhecer seus gostos, compreender suas necessidades e só então oferecer o melhor produto ou serviço”, aponta.

Não existe uma política única de como calcular e separar a comissão de um vendedor, por isso cada empresa deve criar a sua, respeitando o contrato de trabalho e a legislação. “Um vendedor de uma plataforma online não difere de um presencial. Ele deve ter metas de vendas e ser remunerado por isso, se a empresa deseja ter um bom desempenho”, acrescenta a consultora.

De acordo com sua experiência na área, Andreza diz que os estabelecimentos que mais têm resultados são os que mesclam a remuneração, ou seja, paga uma comissão pela meta global e outra por vendas individuais, o que incentiva o colaborador individualmente e também o trabalho em equipe. “Cada vendedor deve ter sua lista de clientes a atender e prospectar diariamente e, como citado anteriormente, deve ganhar comissão a partir de suas próprias vendas. Assim, a remuneração se torna justa para todos”, acrescenta.

Como Vender?

A consultora Andreza Leite (@andrezaleite.mv no Instagram) deixou algumas dicas para aqueles que estão iniciando as vendas pelo WhatsApp:

• O primeiro passo é oferecer à equipe comercial um treinamento focado em atendimento e vendas pelo WhatsApp. Não é porque a pessoa já tem experiência com vendas presenciais que ela terá um bom desempenho no online. Além do treinamento, é preciso ter um acompanhamento semanal, com ênfase nos pontos fortes e feedback nos pontos de correção de cada atendimento.

• Outro ponto importante é reforçar o princípio de que venda é relacionamento. E se este é o princípio básico, deve-se atender cada cliente de maneira individualizada e oferecer a melhor solução para as necessidades dele.

• As ferramentas que a versão WhatsApp Business oferece são cruciais para tornar o atendimento mais rápido, e devem ser usadas a fim de tornar o processo de vendas mais dinâmico e proporcionar uma melhor experiência ao cliente. A agilidade no atendimento é fator decisivo de compra.

• Por último, recomenda-se o foco em atender os contatos que o vendedor/empresa já possui, para então buscar novos contatos. Deve-se ter uma meta de atendimento dos novos clientes que procuram a empresa, mas jamais esquecer de resgatar consumidores e contatos antigos e que já estão na lista. É muito mais fácil (e barato) vender primeiro para quem já conhece o negócio, do que para novos contatos.

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