Como evitar o superendividamento e recuperar o controle financeiro

21/06/2021

O acúmulo de dívidas pode comprometer totalmente a vida financeira de uma pessoa. Aqui reunimos algumas dicas simples, mas muito eficazes, sobre como evitar o superendividamento e poupar dinheiro para objetivos futuros.

Registre tudo

Os primeiros passos para reconquistar o controle financeiro, é saber quais são os gastos e para onde está indo o dinheiro. Deve-se anotar todos os gastos que possui, tanto os fixos (água, energia, alimentação, saúde etc.) quanto aqueles considerados pequenos (lanches, presentes e lazer, por exemplo).

Com tudo registrado, é possível visualizar onde é investida a maior parte do dinheiro, se ele é utilizado para gastos inevitáveis ou não e que poderiam ser evitados.

Evite desperdícios

Sabendo para onde todo o dinheiro vai, chegou a hora de cortar desperdícios e gastos desnecessários. Além disso, esta é uma boa oportunidade para fazer a renegociação de contratos ou assinaturas, buscando a possibilidade de produtos e serviços de menor valor como serviços de telefonia, internet ou TV por assinatura.

Comece também a comprar apenas aquilo que realmente precisa, evitando adquirir coisas por impulso, pois nestas situações acaba-se adquirindo algo que não precisa ou que não irá utilizar.

Pesquise antes de comprar

Muitos acabam por cair na armadilha de “aproveitar aquela promoção”, e acabam por comprar na primeira loja ou site que oferece determinado produto. Porém, se uma pesquisa for feita antes, é possível realizar uma comparação de preços entre as lojas e com isso saber se realmente irá economizar.

Existem outros fatores que também podem ser vantajosos na hora de adquirir um produto, e com isso auxiliar a poupar dinheiro, como descontos para pagamento à vista ou taxa de entrega grátis, por exemplo.

Objetivos e metas

Primeiramente, estabeleça quais são os objetivos de vida, o caminho necessário para chegar até ele e o orçamento investido. Trocar de carro? Adquirir a casa própria? Uma viagem? Não importa o que seja, é preciso ter em mente algo que deseja alcançar para se organizar.

Tendo uma meta, fica muito mais fácil visualizar as dívidas mais urgentes a serem quitadas, além das economias que podem ser poupadas para se cumprir aquilo que é almejado.

Parcelamento ou à vista?

Se o objetivo é evitar o superendividamento e poupar dinheiro, opte sempre por realizar as compras pagando o valor à vista.

Além de evitar o descontrole financeiro, acumulando diversas pequenas contas que irão somar um valor alto no final do mês, tendo o dinheiro para o pagamento à vista traz a possibilidade de negociação do valor com bons descontos.

Mas se não for possível evitar o parcelamento, opte por não comprometer mais que 30% de seu orçamento mensal com este tipo de gasto. Lembre-se que, quanto menor for este valor, mais será poupado no futuro.

Poupe sempre que possível

Uma das dicas mais importantes é a de se construir ao longo do tempo uma reserva financeira. Imprevistos acontecem e é necessário estar preparado para eles, e por isso esta reserva é algo feito à parte, que não visa ser utilizada para a aquisição de algo, mas sim para uma emergência.

Seja por causa de um problema de saúde ou em momentos de crise (como a COVID-19), nunca se sabe quando será necessário ter um dinheiro extra, e é neste momento que a reserva de emergência pode poupar o consumidor de assumir uma dívida que irá carregar por anos.

Renegocie dívidas

É possível economizar também com a renegociação de dívidas. Além de evitar ter o nome incluído no SCPC, quitar um débito auxilia a melhorar o score, facilitando e possibilitando melhores condições no momento de solicitar novos créditos no mercado, como empréstimos ou financiamentos para a aquisição da casa própria, por exemplo.

Para auxiliar nesta questão, a ACIL possui a Central de Recuperação de Crédito (CRC), que realiza o trabalho de renegociação de dívidas e funciona como intermediadora entre as empresas e o consumidor que precisa realizar algum tipo de negociação.

O consumidor encontra na CRC uma aliada para a renegociação de dívidas, com profissionais responsáveis, além da vantagem de ter o seu nome retirado do banco do banco de dados e informações comerciais da Boa Vista SCPC, no momento em que realiza o pagamento do acordo feito.

Para saber mais sobre os serviços oferecidos pela Recuperadora de Crédito da ACIL, basta entrar em contato através do telefone (19) 3404-4949, pelo WhatsApp (19) 97141-7322 ou pelo e-mail crc@acillimeira.com.br.

tags: dividas, superendividamento, scpc, recuperadora, credito, debito, pagamento, renegociaçao, dicas

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?