Como expressar os sentimentos no trabalho

06/07/2021

Há um grande tabu sobre deixar ou não que os sentimentos no trabalho apareçam, principalmente em cargos de liderança. Isso ocorre, pois as pessoas cresceram em uma cultura onde se expressar emocionalmente é considerado sinal de “fraqueza”.

Expressar-se de uma maneira mais informal e emocional aproxima gestores e líderes dos colaboradores, passando o sentimento de que ele pertence ao grupo e compartilha dos mesmos sentimentos e frustrações. É impossível liderar e gerir um negócio apenas com o lado racional das coisas, e o mesmo vale para as emoções positivas.

Não se deve negar a alegria ou sentimentos de gratidão, e é preciso expressá-las de forma clara para os colaboradores. Ao valorizar o funcionário, o sentimento positivo de satisfação e dever cumprido irão impactar em seu desempenho e, provavelmente, ele buscará sempre entregar o seu melhor em suas tarefas.

Confira abaixo algumas dicas de como começar a se expressar melhor emocionalmente, e assim se aproximar e engajar ainda mais seus colaboradores.

Identifique a causa

No momento de expressar uma frustração, angústia ou outro sentimento mais negativo, é preciso buscar a origem desta emoção. Para isso, deve-se tirar alguns minutos para relaxar a cabeça e questionar tudo o que vem acontecendo, se é uma pessoa específica ou se são ocasiões do próprio trabalho.

Analise todas as situações boas e ruins que foram dispostas no decorrer dos dias, e observe as emoções que são despertadas ao relembrar estes fatos.

A calma nesta hora é essencial para que se identifique exatamente o que está acontecendo e, com isso, o líder poderá se expressar de maneira mais clara e com as pessoas certas.

Saiba se comunicar

Um dos maiores problemas na hora de expressar qualquer tipo de emoção, seja ela positiva ou negativa, é o modo como é feita a comunicação com o colaborador ou equipe.

Não é possível garantir que uma pessoa entenda exatamente aquilo que se quer expressar, porém é possível melhorar isso ao se aumentar o próprio vocabulário, por exemplo. Evite palavras difíceis demais, dúbias ou que possam causar mais de um entendimento, além de buscar utilizar a ortografia correta e não abusar das abreviações.

Dê preferência também pela conversa pessoalmente, deixando e-mails e recados para assuntos profissionais. A comunicação engloba diversos fatores além da escrita e da fala, como tons de voz e expressões faciais, e isto pode impactar e muito no modo como as outras pessoas irão receber a mensagem que se quer passar.

Aprenda a ouvir

As emoções podem ser compartilhadas, mas o modo de sentir algo é individual para cada pessoa. Por isso, ao expressar um sentimento ou se comunicar, deixe claro para a equipe e colaboradores que está aberto a ouvir também.

Todos estão sujeitos a maus entendimentos, e certos conflitos e sentimentos negativos podem ser desencadeados por este erro. Ao mostrar que se está aberto ao diálogo, que o espaço é seguro para uma conversa, o colaborador se sente mais à vontade para se expressar também e com isso dar o seu feedback sobre o que está acontecendo.

Saber ouvir é um passo muito importante para qualquer tipo de relacionamento, seja ele pessoal ou no trabalho, e saber utilizar o que se recebe como resposta para fazer uma autocrítica é ainda mais importante para a evolução emocional e até mesmo profissional.

Tenha empatia

A empatia é um dos sentimentos mais importantes, principalmente para líderes e gestores. Saber colocar-se no lugar do outro é um exercício diário, e que ajuda a entender o que uma pessoa está passando e os motivos de suas ações.

Ser uma pessoa mais empática também irá ajudar no momento de se expressar, dando uma noção maior de como se comunicar e as melhores atitudes a serem tomadas diante de um conflito, ou na hora de consolar um colaborador que esteja passando por um momento difícil e que tenha seu desempenho afetado.

Mostrar que esta pessoa é importante para a empresa, que ela está em um ambiente seguro e que seus sentimentos são valorizados, o auxiliarão a se recuperar de forma mais efetiva, além de evitar que o ambiente de trabalho aumente o trauma ou problema pelo qual ele está passando.

Estas são dicas que podem ser empregadas imediatamente no dia a dia do trabalho. Não tente agir como um robô e nem espere que as outras pessoas ajam como tal. Abraçar o lado humano da gestão e liderança é essencial para o desenvolvimento pleno de cada colaborador.

tags: sentimentos, trabalho, feedback, empatia

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