Como se conectar e engajar as redes sociais foi o tema do Café da Manhã do Conhecimento da ACIL

30/05/2022 - 10:29h

Nesta quinta-feira (26) o Conselho da Mulher Empreendedora (CME) da ACIL, recebeu no seu Café da Manhã do Conhecimento a publicitária Sara Elydio, com a sua palestra “O Segredo das Redes Sociais”. O evento foi gratuito e contou com mais de 60 participantes.

A especialista possui extensão em Mídias Sociais pela Universidade de Berkeley, na Califórnia, e imersão em Transformação Digital pela fundação Dom Cabral. Ela possui ampla experiência com o varejo, após atuar 15 anos com lojas de shoppings centers, onde aprendeu boas práticas em termos de estratégias de negócios, marketing promocional, trade, relacionamento e eventos.

Foi durante a pandemia que ela encontrou sua vocação: auxiliar o empreendedor a otimizar o seu negócio, tendo assim o lucro e as vendas como consequência de um posicionamento assertivo e estratégico.

Por que utilizar redes sociais?

Em sua apresentação, Sara Elydio contou um pouco de sua trajetória e da sua proposta para a palestra: mostrar como utilizar melhor as redes sociais, seguindo os critérios que fazem mais sentido para cada empresário e o seu negócio. “Para resumir, redes sociais são sempre sobre as pessoas, e pessoas se conectam com outras pessoas e não com marcas”, explicou.

O primeiro passo é entender em que ponto a empresa se encontra e a partir daí pensar em uma estratégia. Não é preciso ter um perfil em todas as redes sociais, mas apenas naquelas que sejam mais interessantes para o cliente que se pretende alcançar e para o próprio negócio.

“Devo ter muito claro também o objetivo da minha rede social e focar nisto. Se eu pretendo usar o Instagram como uma vitrine, por exemplo, eu não posso cobrar que aquilo gere vendas. Ele será minha apresentação, minha conexão com o público através de conteúdos e pontos de interesse em comum”, apontou a especialista.

Planejamento e engajamento

Outro ponto importante destacado foi a necessidade de se agregar qualidade aquilo que se irá compartilhar e não quantidade. Se o empreendedor decidir fazer três postagens por semana, por exemplo, ele deve se planejar e criar estas postagens para que elas tenham um conteúdo interessante, além de seguir uma rotina de dias e horários para que se crie engajamento.

“Inclusive quando se fala em engajamento, é preciso fomentar através de interações com outros perfis e também pessoas. Eu não posso esperar que as pessoas me sigam e curtam meus posts, se eu não interagir e ignorar quem entra em contato. Por isso a importância de se escolher e focar em uma ou duas redes sociais apenas, para que se faça o seu uso de maneira bem feita”, destacou a publicitária.

A importância de se criar laços

Por fim, Sara enfatizou a importância de se criar laços com outros empreendedores, principalmente entre mulheres.

Segundo ela, é preciso desmistificar essa ideia do “outro é meu inimigo”, e se cultivar uma cultura de apoio para que todos possam crescer juntos. “Por muito tempo fomos ensinadas e enxergar nossas semelhantes como uma concorrente em todos os aspectos da vida, mas é preciso quebrar este ciclo”, finalizou a consultora.

Para participar de outros eventos, palestras e campanhas promovidas pelo CME e ACIL, acompanhe o perfil @acillimeira nas redes sociais.

tags: acil, -limeira, mulher, empreemdedora, comunicaçao, redes-sociais, instagram, vendas, empreendedorismo, palestra

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?