Como se preparar para um novo emprego remoto

20/10/2020

A pandemia obrigou as pessoas a fazerem muitas mudanças na rotina de trabalho. Para quem está começando em um novo emprego é ainda mais difícil, já que o treinamento se torna virtual e o novo funcionário não tem a oportunidade de se conectar com os colegas pessoalmente. Mas existem maneiras de contornar esta situação.

O CNBC Make It conversou com especialistas sobre como é possível se preparar para começar um novo emprego de maneira remota.

Criando um novo espaço

O contrato pode marcar a transição de começar um novo emprego mudando o espaço físico onde irá trabalhar em casa. Pode ser trocando de cômodo ou apenas adicionando uma nova peça de arte ou uma planta à mesa.

A tática, segundo Dan Black, líder global de recrutamento na empresa de consultoria EY, ajuda a entender que esta pessoa está em algo novo, ainda que seja a mesma casa ou apartamento.

Definir o nível com o gerente

Após os primeiros dias de orientação, o recém-contratado desejará ter uma conversa mais aprofundada com seu gerente sobre as expectativas dele em relação à função. Deve-se fazer perguntas gerais sobre o que eles esperam que realize-se entre os primeiros seis meses e um ano de trabalho.

Essas questões são ainda mais importantes se a organização passou por desafios devido à pandemia, diz Dana Brownlee, fundadora da empresa de treinamento corporativo Professionalism Matters. “Mostre que você está disposto a fazer o que precisa ser feito para ser altamente valorizado e ainda ter um emprego daqui seis meses a um ano.”

Padrões de comunicação

 Aprender como se comunicar digitalmente torna-se ainda mais importante durante o trabalho remoto. Black diz que, à medida que se conhece os novos membros da equipe, uma das primeiras perguntas deve ser qual é a melhor maneira de se comunicar. Isso inclui e-mail, mensagem instantânea, ligação, vídeo, horário e até mesmo frequência de contato. Também vale falar sobre as próprias preferências.

Isto deve ser feito com certa frequência, diz Claire Wasserman, fundadora da comunidade de trabalhadoras Ladies Get Paid. “No final do dia, os relacionamentos são construídos com base na comunicação e na confiança”, diz Wasserman.

Conhecendo a a equipe

Conhecer os colegas exigirá mais esforço quando não puder encontrá-los pelo escritório. Brownlee recomenda pelo menos 30 minutos de networking toda semana, primeiro com as pessoas com quem determinado indivíduo irá trabalhar diretamente, como gerente, colegas ou subordinados.

Então, deve-se questionar aos novos contatos se eles acham que há outra pessoa na organização que deva conhecer nos primeiros três a seis meses na empresa. A vantagem de estar online é que não há a preocupação em passar pela mesa e atrapalhar os trabalhos dela, já que só verá a mensagem quando estiver disponível.

Construa relacionamentos pessoais

A sugestão da terapeuta Melody Li  é reservar um tempo para conversas mais pessoais com os colegas sobre a rotina em casa durante a pandemia. Expressar interesse real na vida dos outros “pode ajudar a criar uma conexão”, afirma Li, o que é díficil de manter nos dias de hoje.

Entendendo como a empresa foi afetada pela pandemia

Se estiver entrando em uma empresa que passou por desafios relacionados à pandemia, como cortes de orçamento ou perdas pessoais devido ao vírus, a moral da equipe não vai ser das melhores. Entenda que o clima ruim na organização não é um reflexo da nova contratação e mostre compaixão pelas pessoas que estão sofrendo.

Além disso, Browlee sugere que o recém-contratado pergunte diretamente a seu chefe sobre como as mudanças dentro da empresa podem afetar sua função.

Reconhecendo a curva de aprendizado

O novo funcionário deve lembrar que está entrando em um ambiente novo e precisa ter calma se achar que está demorando muito para se ajustar, diz Wasserman. Ela recomenda que os primeiros meses de trabalho sejam uma oportunidade para fazer o máximo possível de perguntas sobre a empresa e a função, dando a si mesmo cerca de um ano para se estabelecer.

Fonte: Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios

 

tags: Emprego-Remoto, gestão, Homeoffice

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