Como se preparar para uma escolha difícil

22/09/2020

Fazer uma escolha não é uma tarefa fácil, principalmente se ela pode ter um grande impacto na vida pessoal ou profissional. O mundo dos negócios é cheio de escolhas que podem definir o sucesso ou fracasso de uma empresa, e quando estas não estão pautadas em números ou objetos concretos, mas em questões abstratas, tomar uma decisão se torna ainda mais difícil.

Não existe uma fórmula mágica que vá fazer com que um empreendedor tome as melhores decisões sempre. O amadurecimento e a experiência profissional são adquiridas na base do acerto e do erro, porém é possível seguir alguns tópicos e fazer indagações que auxiliarão na escolha do melhor caminho.

Ter um objetivo definido – atrás de toda escolha existe um motivo, e ele deve estar bem claro na mente de quem irá toma-la. Então antes de qualquer coisa, é preciso pensar o resultado que se espera alcançar tomando a melhor decisão, que pode ser uma nova oportunidade de negócio, um novo emprego, aumento da produtividade da empresa ou diminuir o impacto de uma crise.

Eliminar ruídos – é preciso eliminar tudo aquilo que possa interferir nas avaliações para se chegar a uma conclusão com mais clareza. Uma segunda opinião é sempre bem vinda, desde que ela parta de uma pessoa que tenha experiência ou algo de relevante para acrescentar, por isso é de extrema importância ignorar palpites aleatórios e envolver o menor número de pessoas possíveis nesta situação.

Prazer x Dor – os instintos mais básicos, o prazer e a dor, interferem em todos os aspectos da vida do ser humano, inclusive das tomadas de decisão. Inconscientemente somos induzidos a escolher aquilo que dará mais prazer, conforto ou segurança imediatos, mas nem sempre esta escolha é a melhor. Por isso, é preciso exercitar a racionalidade nestes momentos. Por exemplo: entre ficar em casa vendo um filme comendo um chocolate ou fazer exercícios, institivamente o indivíduo é levado a escolher a primeira opção. Mas ela é a mais benéfica? A mesma lógica deve ser aplicada para momentos de menor e maior complexidade.

Tempo – mesmo as decisões rápidas, precisam de tempo para serem analisadas. Seguir por um caminho sem estudá-lo com cautela pode conduzir um empreendimento a grandes erros. Decisões rápidas costumam ser baseadas em instinto e nas emoções momentâneas pelas quais a pessoa está passando, o que acaba por ser na maioria das vezes um tiro no escuro. Mas é preciso ter cuidado para também não ficar postergando demais esta decisão, portanto o ideal é que se estabeleça um prazo para que isso seja feito.

O impacto da escolha – empreender é correr riscos, mas nem todo risco é benéfico para um empreendimento. Parece algo básico e até mesmo óbvio, mas avaliar os pesos positivos e negativos que uma decisão terá em uma empresa é fundamental, e isto inclui o fator humano. Se a escolha envolve outras pessoas, ela tem um peso maior e deve ser tomada com cautela e, se for o caso, compartilhada com os envolvidos para saber qual a melhor saída para todos.

Antecipe imprevistos – algo que pode auxiliar na tomada de decisão, é avaliar como a empresa irá lidar com os imprevistos. Mesmo as escolhas mais seguras podem conter falhas e riscos, e as vezes estes podem ter um impacto ainda maior. Se no momento o empreendimento não está preparado para lidar com tais problemas, e optar pela outra escolha não é algo viável, é preciso avaliar alternativas para solucionar o problema ou até mesmo mudar o objetivo.

A gestão de um negócio sempre demandará escolhas e decisões, e fazer isso tentando ser o mais racional possível poderá poupar tempo e evitar futuras dores de cabeça.  Manter a calma é essencial, pois todo bom empreendedor ou gestor possui a resposta para qualquer situação, basta tornar as coisas claras o suficiente para que se enxergue isso.

tags: Dicas, Escolhas, Como-tomar-decisoes

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?