Débby Salvi mostrou o poder transformador das palavras em palestra gratuita da ACIL

27/06/2022 - 11:44h

Na última quinta-feira (23) o Conselho da Mulher Empreendedora (CME) da ACIL realizou o seu Café da Manhã do Conhecimento, que trouxe como convidada a radialista e terapeuta reikiana Débby Salvi, com a sua palestra "O Poder das Palavras". Com entrada gratuita, o evento reuniu mais de 70 participantes para uma manhã de autoconhecimento e networking.

A palestrante iniciou sua apresentação ressaltando a importância da união e de não se sentir só, principalmente entre as mulheres. “Nós precisamos dar nossas mãos umas às outras e tratar nossa semelhante como uma parceira, não como concorrente”, explicou.

O poder que todos possuem

Débby enfatizou em sua fala como “o poder das palavras” é uma força que todos possuem, independente de se acreditar nele ou não. Um dos primeiros passos para se começar a usar esta força é o pensamento, que é um ensaio para a razão do ser e também para a ação, pois antes de agir é sempre necessário refletir sobre o que será feito.

Com o pensamento formulado, a comunicação através das palavras é uma grande ferramenta, pois é através delas que se pode motivar, alegrar ou aproximar, mas também magoar, decepcionar ou derrubar outra pessoa. Antes de se falar algo, principalmente diante de um conflito, deve-se refletir a seguinte pergunta: qual a fonte deste problema com a outra pessoa?

“Às vezes precisamos entender que o problema de todos os problemas, sou eu mesma. Digo isso pois sou eu quem detém o poder das minhas palavras, da energia que elas emanam e do equilíbrio ou desequilíbrio que elas irão causar”, explica a radialista.

Energia e saúde

Assim como as palavras possuem um impacto com quem nos comunicamos, elas também são fonte de energia e de mudanças no próprio indivíduo, inclusive afetando a sua saúde mental e física.

As palavras somatizam e refletem uma energia com a qual o corpo físico pode responder através do cansaço, uma dor de cabeça ou até mesmo em um estado de depressão. “As nossas palavras são puramente energia e emana todo tipo de vibrações. Aquilo que eu falo irá preencher meu entorno com esta energia e emoções, e o ambiente irá responder a isso”, conta Débby.

Isto acontece principalmente no ambiente profissional, onde as interações humanas se tornam essenciais. Nestes casos, a terapeuta reikiana aponta como é preciso que os empreendedores, gestores e líderes criem uma relação de proximidade com seus colaboradores, para que eles passem a conhecer e identificar as emoções de cada um através de sua fala e também comunicação não verbal, e assim trabalhar a gestão de uma forma mais humanizada.

Por fim, ela completa dizendo que toda ação deve ser coerente com o que se fala, pois qualquer situação onde haja o “faça o que eu digo, não faça o que eu faço” dentro de um negócio, irá levar ao descrédito diante dos colaboradores e parceiros.

“E esta comunicação começa quando eu me olho no espelho, removendo tudo o que me cobre e a partir daí, me vejo como realmente sou por dentro, o modo como me relaciono, como trato as pessoas. Se eu desejo ser um agente transformador em minha empresa, eu preciso desempenhar este papel primeiramente em mim mesma”, finaliza a palestrante.

tags: acil, cme, limeira, empreendedorismo, mulheres, cafe-do-conhecimento, palestra

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?