Design Gráfico: formação e mercado

19/05/2016

O curso de design gráfico é o responsável por preparar o aluno para a criação de projetos para publicações, anúncios e material de divulgação para os meios televisivos e internet. Estes profissionais também são encarregados pelo desenvolvimento do visual de jornais, revistas, livros, panfletos publicitários etc., além de criar logotipos e artes para empresas e indústrias, com o intuito de torná-los mais atrativos para o público e consumidor.

O campo de atuação do designer gráfico é muito amplo. Como explica Tomas Sniker, coordenador do curso de Design Gráfico da Faculdade de Administração e Artes de Limeira (FAAL), este profissional atua no desenvolvimento, articulação e organização de informações, tendo como finalidade a apreciação humana. “Este profissional irá desenvolver seu trabalho em agências de publicidade e propaganda, estúdios de design, empresas e indústria. Entre os trabalhos que pode desenvolver estão jornais, revistas, livros, websites, vídeos, materiais interativos, aplicativos, entre outros”, explica o coordenador.

Com o surgimento de novas mídias, a figura do designer gráfico torna-se cada vez mais essencial para a construção da identidade de uma empresa. Ele trabalha diretamente junto com outros departamentos como os de publicidade e marketing, para o desenvolvimento de ações. Portanto, manter-se atualizado com as tendências do setor onde atua, procurando sempre novas tecnologias e formas de comunicação, além de desenvolver um grande senso crítico e inovador, é essencial para o profissional desta área ter sucesso em sua carreira.

Games e aplicativos

Na FAAL os alunos do curso de Design Gráfico são preparados para atuar na área de desenvolvimento de games e aplicativos. “Eles são capacitados para o desenvolvimento de interfaces gráficas, ilustração digital, criação de personagens etc., que capacitam o aluno a trabalhar tranquilamente no desenvolvimento de um game”, conta Sniker.

Apesar do mercado de desenvolvimento de games ainda ser muito pequeno no interior de São Paulo, a área de criação de aplicativos pra celulares e smartphones sofre de uma alta demanda de profissionais capacitados. A maioria das empresas tem solicitado a invenção de aplicativos que ofereçam algum tipo de serviço para seus clientes, como consulta de faturas, compra, banco de dados, assistência on-line, catálogos virtuais, entre outros. O designer gráfico também é responsável pela manutenção e atualização de tais aplicativos.

Evento

No dia 20 de maio acontecerá na FAAL a 6ª edição do Incoma. O evento é organizado pelos próprios alunos do curso de design gráfico e design de produto, que tem por objetivo a discussão da área, oferecendo também palestras e workshops gratuitos com profissionais de destaque.

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?