Gostosuras ou travessuras?

23/10/2018

O Halloween não é originário do folclore brasileiro, porém conquistou o gosto da população devido à temática divertida e diferenciada de suas comemorações.

Alguns historiadores apontam que a data surgiu a cerca de 2.500 anos atrás, como parte da cultura celta, onde esse povo acreditava que no dia 31 de outubro, o último dia do Verão nos países nortenhos, os espíritos saíam de suas para atormentar os vivos.

Em Limeira e região, escolas, empresas e algumas boates possuem programação especial para esta época do ano, e aproveitam o mês de outubro para ostentar decorações temáticas. “Os itens mais procurados para decoração são as máscaras, tinta vermelha (semelhante ao sangue), baldes de abóbora e teias de aranha”, explica Rosangela Pompeu Sterzo, que é proprietária da Mais Festas.

Na decoração também são muito utilizados TNTs lilases, laranjas e pretos com desenhos temáticos ao Dia das Bruxas, enfeites em formato de caveira e bruxas que emitem sons. “Em relação a fantasias, as mais procuradas são as de bruxinhas, vampiros e fantasmas. Mas há também a venda de itens separados para quem deseja montar a sua, como foices, tridentes, chapéus e muitos outros”, ressalta Rosangela.

No Halloween algumas pessoas adotaram o costume de distribuir doces, exatamente como é feito pelo povo norte-americano. “Existem diversas guloseimas como chocolates, balas, chiclete ‘baba de bruxa’, em formato de olhos com recheio vermelho, ‘cabeça de abóboras’, pirulitos que explodem na boca e que pintam a língua”, finaliza a proprietária da Mais Festas.

Independente das crenças ou região de origem, o Dia das Bruxas tornou-se uma das datas mais populares de todo o mundo. Esta época tem sido sinônimo de muita festa e diversão, e representa um nicho de mercado do entretenimento que cresce e se atualiza todos os anos graças às histórias, livros, filmes e folclores criados.

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?