Inovação, engajamento e identificação de talentos foram assuntos do Conexão RH da ACIL

17/02/2022

Na última sexta-feira (11), a ACIL recebeu a especialista em gestão de pessoas Mayara Singh, que apresentou uma incrível palestra no Conexão RH, um evento que reúne profissionais desta área para a troca de conhecimentos.

Com o tema “Gestão Ativa: como engajar equipes e entrega de resultados”, a profissional trouxe para os participantes uma nova visão de como trabalhar o relacionamento e o tratamento com colaboradores dentro de uma empresa, aproveitando os pontos fortes e talentos de cada um para alcançarem os melhores desempenhos.

Inovação e RH

Mayara abriu sua palestra mostrando que inovação não é apenas criar algo totalmente novo, mas sim transformar ou fazer diferente com aquilo que já existe, e que isto inclui os processos e trabalhos dentro de um departamento de RH. “A tecnologia humana, aquilo que está dentro de nossas cabeças e no nosso cerne é a mais poderosa do mundo”, explica.

É buscando trazer esta inovação para dentro do relacionamento do profissional de RH e empregados de uma empresa, que é dado o primeiro passo para engajar efetivamente uma equipe. “Engajamento é envolvimento e as pessoas só se engajam naquilo que acreditam. Então não é possível criar isto em uma equipe que não possui laços, que vivem com medo, que não se envolvem com os processos e com os objetivos propostos”, conta a especialista.

Uma das formas de alcançar isto, ela comenta, é tornando qualquer projeto dentro de uma empresa algo construído por todos os envolvidos. “Um projeto que nasce pronto, nasce morto, pois a equipe precisa se enxergar nele. Metas absurdas, prazos impossíveis e outras coisas do tipo que surgem de gestores que não estão familiarizados com o dia a dia dos processos, tornam o engajamento impossível pois a equipe não foi incluída em sua idealização”, acrescenta.

Comunicação efetiva

O papel do gestor e do RH é dar ferramentas e o valor para que o colaborador se motive, e tão importante quanto isso é saber como passar a mensagem de forma clara e objetiva. “Só é possível esta clareza na comunicação, quando se conhece com quem está se comunicando, algo que exige principalmente saber ouvir cada um, para assim construir os perfis com as suas peculiaridades”, aponta Mayara.

A profissional em gestão de pessoas finaliza mostrando que tudo está exposto a mudanças, inclusive o RH e o modo como ele trabalha com os colaboradores, algo que deve ser iniciado desde o momento da seleção e contratação. 

“O RH no século XXI deixou de ser o ‘Recursos Humanos’ de uma empresa, e se tornou a ‘Relações Humanas’. É ele quem cuida do relacionamento da instituição e seus colaboradores, além de ser responsável por identificar e alocar estas pessoas em cargos que estejam de acordo com seus talentos e assim atingir os seus resultados”, encerra a especialista.

tags: conexao, gestao, RH, recursos-humanos, relaçoes-humanas, acil, limeira

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