Inovar é preciso: repensando o modelo de negócio durante a pandemia

03/04/2021

Na matéria anterior da série de reportagens feitas pela ACIL em parceria com o Integra - Consultoria em Engenharia e Gestão, a consultora Marcela Amabile Micheletti Teófilo apontou a utilização das linhas de crédito e quando vale a pena a terceirização. Na terceira e última parte, serão apresentados os principais cuidados e riscos de se iniciar um novo empreendimento durante a pandemia.

Para a especialista, em qualquer modelo e maturidade de negócio, é importante entender que a pandemia acelerou muitos processos, principalmente relacionados à digitalização. “Por isso, para quem deseja iniciar um negócio durante a pandemia, é preciso ficar atento a essas mudanças, como estar presente digitalmente tanto no marketing quanto no oferecimento de produtos ou serviços, adotar o Pix e pagamentos digitais e atendimentos virtuais”, esclarece.

Dessa forma, Marcela aponta que a atenção do empresário deve estar principalmente no planejamento, entendimento e validação do seu modelo de negócio, para que ele esteja dentro das mudanças recentes e dentro das possibilidades do mercado. Com isso, uma estruturação sólida diminui os riscos na pandemia diante das incertezas e instabilidade externa.

Diversificação

“É importante também que o modelo de negócios englobe uma diversificação no que está sendo feito, ou seja, é importante que a receita de uma empresa venha de mais de um serviço ou produto. Por exemplo, no setor de restaurantes é interessante que além do atendimento presencial, sejam pensadas outras formas, como a realização de entregas, opções congeladas ou massas semiprontas, dentre outras possibilidades para a garantia de uma maior consolidação e entrega de valor”, explica a consultora do Integra.

Ela cita de exemplo como um dos maiores case de sucesso em relação a forma de repensar um modelo de negócios, as mudanças feitas pela Disney. “A partir do momento em que eles compreenderam que o negócio deles não era parque de diversões e sim entretenimento, eles passaram a investir em filmes e outros produtos que hoje são sua principal fonte de renda”, finaliza Marcela.

Mudança na prática

Para saber quando um negócio precisa se reinventar, o empresário pode iniciar refletindo ideias básicas, como a missão e visão da empresa e o que ele deseja alcançar a longo prazo. Outra maneira é tentar identificar os pontos fortes e fracos da empresa, relacionando estes itens com as oportunidades e ameaças externas que possam surgir. Este tipo de estudo e levantamento é chamada de FOFA.

Com estas questões levantadas e após uma análise mais aprofundada, o empreendedor é capaz de traçar novos objetivos e mudanças para seu empreendimento, seja através de uma nova campanha, implementação de novos produtos e serviços ou até a reformulação completa da marca.

As outras matérias desta série podem ser conferidas clicando aqui para a primeira parte, e aqui para a segunda parte. Interessados que queiram conhecer um pouco mais ou entrar contato com o Integra, podem acessar o site do grupo, o perfil no Instagram @integra.ej ou pelo perfil no LinkedIn.

tags: inovaçao, empreendedorismo, negocios, mudança

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