Limeira permanece na Fase Verde do Plano São Paulo até dia 30 de novembro

18/11/2020

Informações de que o comércio limeirense irá fechar novamente são inverídicas (fake news)

Na terça-feira (17), o governo do Estado de São Paulo publicou decreto que prorrogou pela 14º vez a quarentena em todo o estado até o dia 16 de dezembro.  A atualização do Plano São Paulo, prevista para ter acontecido na última segunda-feira (16), foi adiada para o dia 30 de novembro. Dessa forma, Limeira, que faz parte da região de Piracicaba, permanecerá na Fase Verde, até a próxima atualização.

De acordo com o governador João Doria esta “é uma medida de cautela e que demonstra a nossa responsabilidade em não alterar a qualificação dos estados sem ter todos os indicadores disponíveis".

A Prefeitura de Limeira emitiu nota e enviou um ofício às entidades representativas do munícipio para esclarecer as informações inverídicas (fake news) relacionadas ao fechamento do comércio e das atividades não essenciais que estão sendo divulgadas na cidade. “A respeito de possível fechamento de empresas e comércio após as eleições, isso é mentira e profundamente lamentável. Essas notícias falsas precisam ser combatidas com rigor e a verdade precisa ser compartilhada para orientar adequadamente as pessoas”, destacou o prefeito Mário Botion no documento. O documento pode ser visto na íntegra neste link.

O governo municipal ainda esclareceu que não há nenhum dado técnico que indique que a cidade de Limeira, assim como a região de Piracicaba, possa retroceder para as Fases Amarela ou Laranja, demonstrando que as cidades do grupo obtiveram êxito no controle da propagação do vírus, e informou que um novo decreto será publicado nesta quarta-feira (18), para oficializar a continuação da quarentena instituída, assim como demais medidas impostas pelo governo estadual.

Todas as decisões tomadas até então foram praticadas de acordo com as orientações do grupo técnico, composto por profissionais de todos os hospitais e da Prefeitura. “Limeira tentou, no início da pandemia, estabelecer um plano próprio de retomada, com maior flexibilização da economia, mas por ordem judicial foi obrigada a respeitar as regras do Estado, que tem competência para decisões durante uma pandemia. A Prefeitura de Limeira foi até o Supremo Tribunal Federal (STF) para conseguir autonomia, mas foi negado pela instância máxima do Judiciário”, frisou o governo municipal.

A Associação Comercial e Industrial de Limeira - ACIL está acompanhando de perto todas as decisões e ações relacionadas à quarentena na cidade de Limeira, sempre com o intuito de defender os interesses da classe empresarial limeirense, inclusive dos trabalhadores, que foram muito prejudicados nos últimos meses. “Somente em nossa cidade, dezenas de empresas encerraram suas atividades ou tiveram redução de quadro de trabalhadores, gerando mais de 4 mil vagas de trabalho fechadas, entre março e junho. Com a reabertura e flexibilização do comércio, iniciou-se uma recuperação do setor, que ainda luta, e muito, para retomar as atividades econômicas antes da pandemia. Não podemos ser penalizados mais uma vez e vamos lutar para que os direitos de quem move a economia da nossa cidade, do País, não sejam lesados”, frisou o presidente da ACIL, José Mário Bozza Gazzetta.

Quadro atual

Dados divulgados pela Prefeitura informam que Limeira registra baixa ocupação de leitos na Unidade de Referência Coronavírus (URC), com média de 30%. A média móvel de casos confirmados dos últimos dias mostra 22 positivos diariamente. Esta média chegou a quase 200 por dia.

A reclassificação da fase do Plano São Paulo depende da região, mas a Secretaria de Saúde acredita que, a continuar como está, talvez seja possível avançar para a Fase Azul, que é o momento de controle da doença, com a liberação de todas as atividades com protocolos específicos.

Desde o último dia 6, estão autorizadas na cidade as atividades culturais, convenções e eventos sociais de negócios com capacidade de 60% do público, assim como o público em pé durante os eventos culturais. Esta flexibilização está prevista em decreto publicado no dia 9 de outubro, quando Limeira passou para a Fase Verde e permitia esta mudança após 28 dias.

tags: Limeira, COVID-19, Quarentena, Plano-Sao-Paulo, Flexibilizaçao

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?