Limeira possui mais de 20 mil MEIs atuantes em 2020

27/08/2020

Cabelereiros e comércio varejista são os ramos mais escolhidos para atuação dos limeirenses

Ao optar pela formalização tornando-se um Microempreendedor Individual (MEI), além de se regularizarem com o fisco e cumprirem com suas obrigações tributárias através de um valor fixo, estes novos empresários também passam a ter diversas garantias e possibilidades para o seu negócio, como recolhimento do INSS, contratação de funcionários, opções diferenciadas de crédito, entre outras coisas.

Segundo dados fornecidos pela secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Limeira, até o dia 25 de agosto, a cidade registrou 20.403 MEIs, com saldo de 2.155 novas adesões em 2020. “Este número é extremamente expressivo, pois mostra que apesar das adversidades, o limeirense está procurando novas formas de renda através da formalidade. Esta é uma alternativa mediante o grande número de demissões e fechamento de empresas que ocorreu em consequência do fechamento das atividades comerciais durante a quarentena”, comenta o presidente da ACIL, José Mário Bozza Gazzetta.

Com base nas estatísticas fornecidas pelo Portal do Empreendedor, no início da quarentena em março, a cidade registrava 19.757 MEIs ativos. Entre os ramos mais procurados para formalização atualmente, de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), são os de cabelereiros (1.483), de comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (1.304) e o de obras de alvenaria (1.052).

Existem alguns dados que ajudam a traçar o perfil deste pequeno empreendedor. Quando classificados por gênero, dos 3.839 MEIs que ocupam o topo da lista de atividades em Limeira, 2.179 são mulheres, sendo os ramos predominantemente femininos os de cabelereiros (1.145) e o de comércio varejista (991).

A faixa etária deste empresário é outro destaque, com a maior parte deles tendo entre 31 e 40 anos (6.508), seguido por pessoas entre 41 e 50 anos (4.913) e também jovens de 21 a 30 anos de idade (4.433).

A forma como o Microempreendedor atende seu cliente no município também segue algumas características específicas, com mais de 35% deles atuando como ambulante ou em postos móveis e 31,26% em um estabelecimento fixo. O número de empreendedores que trabalham no meio digital também é bem expressivo, com 4.472 pessoas (15,2%) utilizando a internet para desenvolverem suas atividades.

“Estes dados são extremamente importantes para planejamento de ações e estratégias específicas para este empresário. A ACIL sempre viu o MEI como uma peça fundamental no desenvolvimento econômico de Limeira, assim como de todo o País, por essa razão temos um departamento exclusivo para atendimento da classe que oferece informações e orientações que auxiliam este novo empreendedor na gestão de seus negócios”, acrescenta o presidente da ACIL.

A Sala do MEI foi criada pela ACIL em 2019 e desde então conta com o apoio da APECL (Associação Profissional das Empresas Contábeis e Contabilistas de Limeira) para auxiliar gratuitamente os novos empresários na abertura correta de sua empresa, de acordo com o ramo de atividade pretendido, orientando-o cada etapa deste processo.

Ao realizar a formalização, automaticamente este empreendedor torna-se apto para virar um associado da ACIL. Com isso, passa a ter acesso a todos os serviços oferecidos pela Sala do MEI, como alterações de cadastro, auxílio na declaração anual do MEI, orientações etc.

Para poder contar com o auxílio da Sala do MEI, os interessados devem entrar em contato com a ACIL pelo telefone (19) 3404-4900, e obter orientações sobre os documentos necessários para dar início à abertura. Após essa etapa, para maior comodidade, é agendado um horário para atendimento individual do empreendedor.

Além da assistência oferecida pelos profissionais do departamento, o empreendedor que procurar a instituição receberá uma cartilha, com várias informações sobre o MEI, que vão desde explicações sobre o início das atividades, obrigações fiscais, dúvidas frequentes, entre outras coisas.

O atendimento da Sala do MEI é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, na sede da ACIL. Mais informações através do e-mail mei@acillimeira.com.br.

tags: MEI, Limeira, Empreendedorismo, ACIL, Sala-do-MEI, COVID-19

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?