Manutenção no computador: é melhor prevenir do que remediar

30/10/2015

A manutenção preventiva do computador ou notebook pode ser feita a partir de sua compra, ou seja, desde sempre

 

Quem nunca ouviu o ditado “é melhor prevenir do que remediar”? Pois é, essa regrinha também é válida quando o assunto é computador, que precisa de manutenção e cuidados, assim como o carro, que necessita de troca de óleo, água, combustível, calibragem, etc. Enfim, ambos devem ser verificados constantemente, pois são primordiais no dia a dia da maioria da pessoas, seja para uso pessoal ou profissional.

“Hoje o ideal é trabalharmos com um conceito de manutenção preventiva, em que o cliente não precisa trazer seu computador ou notebook para a assistência técnica”, conta Tiago Sampaio, diretor da Eniax Soluções em Informática, que oferece um serviço diferenciado para empresas e pessoas físicas que têm interesse em manter seu computador em perfeito estado desde sua compra. “Conseguimos gerenciar todo o equipamento remotamente. Temos acesso aos logs de erros, fazemos verificações diárias dos principais componentes vitais para a saúde da máquina e conseguimos implantar medidas preventivas e proativas para que a máquina não pare”, explica Sampaio. Além disso, nesse tipo de serviço, a empresa, através do monitoramento, consegue saber se o disco está lotado, se há o uso excessivo de memória e se ela é suficiente ou não, se o antivírus está atualizado, “ou seja, toda a parte vital do computador”.

Nesse modelo de serviço, a manutenção preventiva pode ser feita a partir da compra da máquina. “Quanto mais cedo melhor, porque assim conseguimos programar as desfragmentações, limpezas do sistema e backups, por exemplo”, afirma o diretor, que alerta que a partir do momento da compra à primeira utilização o usuário já corre o risco de infectar seu computador com um vírus ao inserir um pen drive contaminado na máquina. Sendo assim, o gerenciamento do equipamento passa a ser uma excelente alternativa para o consumidor. “Vale destacar que é um serviço voltado para pessoa física e, principalmente, para as empresas, que correm sérios riscos ao comprometerem suas máquinas e arquivos.”

 

O backup

Dentro do mesmo sistema de manutenção preventiva oferecido pela Eniax Informática, o backup também é um diferencial, pois é totalmente monitorado, gerenciado diariamente e é feito tanto em um repositório local do usuário quanto na nuvem, o meio mais seguro atualmente. “Assim, conseguimos evitar a perda de dados importantes”, afirma Sampaio, que ainda cita um caso noticiado no Fantástico há algumas semanas, “uma prefeitura perdeu todos os seus dados por invasão de um hacker que criptografou todos os dados do sistema e como eles não tinham backup dos arquivos, perderam todas as informações”.

Mesmo sabendo da importância de proteger seus arquivos através do backup, muitos usuários ainda não adquiriram essa rotina, o backup gerenciado é a única garantia para quem quer manter seus dados a salvo. Mas também é bom destacar que até mesmo aqueles que o fazem estão sujeitos a perda de arquivos. “O dispositivo móvel também pode apresentar algum tipo de problema e até mesmo ser furtado ou perdido. O ideal nesses casos, para ter um backup seguro, criptografado, é fazê-lo na nuvem, que só pode ser acessada por meio de login e senha”, ressalta o diretor. 

 

Como cuidar do computador?

Segundo o Tiago Sampaio, o principal cuidado que ele recomenda que seus clientes tenham com seus computadores é em relação aos e-mails recebidos. “O que pode deixar o computador lento, apresentando algum tipo de problema, até mesmo furtar senhas de banco, são os vírus. Dessa forma, é necessário ter muita cautela onde clicar e acessar somente sites seguros”. Ele também alerta para os casos em que o usuário desliga o seu equipamento incorretamente ao puxar o fio da tomada ou direto no estabilizador, pois o desligamento deve ser feito no computador conforme o procedimento correto. “Caso contrário o sistema operacional pode ficar corrompido chegando a danificar o disco rígido (HD) criando blocos. Ás vezes o que acontece é que aparece na tela do monitor ‘atualização 1 de 50’, por exemplo, e o pessoal com pressa de ir embora, força o desligamento da máquina e no dia seguinte ela não liga e muito menos funciona”. O ideal é deixar que o computador conclua o processo de atualização, pois logo que for finalizada, o computador se desligará sozinho.

“Também é importante evitar colocar coisas que cubram o equipamento, como panos, tolhas e plásticos, pois eles acabam aquecendo a máquina”. Em relação à sujeira, não existe uma regra quanto ao pó que vai se acumulando nos componentes, depende muito do ambiente em que ele está localizado. Se for uma indústria, empresa que meche com parte siderúrgica, com corte e serragem, vai haver muita poeira, então a limpeza é necessária a cada três meses. “Já os de uso doméstico podem passar dois ou três anos e eles quase não estarão sujos”, diz Sampaio.

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?