MEIs já podem fazer sua declaração anual obrigatória

02/02/2022

O Microempreendedor Individual (MEI) é um tipo de formalização criada para os profissionais autônomos. Ele concede uma série de benefícios como um número de CNPJ, contribuição com uma taxa fixa ao INSS, possibilidade de contratação de um funcionário, linhas de crédito específicas, entre outras vantagens.

Mas para poder usufruir disso, ele possui algumas obrigações que devem ser seguidas, e uma delas é a realização de sua Declaração Anual do Simples Nacional – Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI).

Esta declaração apresenta as receitas e despesas do MEI no ano anterior, que neste caso são os dados referentes a 2021. O empreendedor já pode emitir a sua pelo Portal do Simples Nacional (clique aqui para acessar), e tem como prazo máximo de entrega o dia 31 de maio de 2022.

Penalidades

Ao deixar de emitir a sua DASN-SIMEI, o Microempreendedor corre o risco de ser desligado deste regime. Se deixar de fazer sua declaração por dois anos seguidos, por exemplo, não será mais possível obter certidões, emitir notas fiscais ou conseguir crédito em bancos e instituições financeiras.

Cuidados

Mesmo aqueles que não tiveram faturamento no último ano, mas seguem com o seu MEI aberto, devem realizar a declaração. É preciso estar atento ao prazo de entrega da declaração, pois o atraso pode gerar multas de valor mínimo de R$ 50,00, aumentando de acordo com o período.

É preciso ter atenção também ao valor emitido na declaração, pois para se enquadrar como um MEI, um dos requisitos é de que o empreendedor tenha faturamento anual bruto de até R$ 81.000,00. Na hora de fazer sua declaração, caso ultrapasse este valor em até 20%, o excedente será tributado.

Porém, se o faturamento anual excedente ultrapassar 20%, o empresário precisará realizar a mudança de seu enquadramento para o regime de Simples Nacional.

Sala do MEI

A ACIL possui um serviço de consultoria exclusivo para o Microempreendedor Individual, que é a Sala do MEI. O empreendedor tem à sua disposição profissionais preparados, que realizarão a abertura correta de acordo com o ramo da empresa, de maneira gratuita, orientando cada etapa deste processo.

Ao realizar a formalização, automaticamente este empresário está apto para se tornar um associado. Com isso, passa a ter acesso a todos os serviços oferecidos pela Sala do MEI, como alterações de cadastro, auxílio na declaração anual, orientações etc.

O horário de atendimento é das 8h às 16h30, mediante agendamento através do telefone (19) 3404-4924.  Mais informações pelo e-mail mei@acillimeira.com.br.

tags: MEI, limeira, declaraçao, tributos, DASN-SIMEI

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?