Mulheres são maioria nos cargos de liderança em Comunicação Empresarial

13/03/2019

Dos 578 profissionais brasileiros entrevistados, 398 são mulheres. Maioria está atuando no estado de São Paulo

No dia 08 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, um marco na história que é lembrado todos os anos como a luta das mulheres pela igualdade.  Esta busca tem gerado frutos e um deles é o aumento da presença feminina no mercado de trabalho, inclusive em cargos de liderança.

Segundo dados de uma recente pesquisa do IBGE, no terceiro semestre de 2018 houve crescimento de 9,2% do número de mulheres que saem para trabalhar, em comparação ao mesmo período de 2014. Estima-se que as mulheres representam 44,6% do mercado de trabalho, e a pesquisa ainda aponta que a necessidade de aumentar a renda familiar ainda é o principal motivo deste crescimento.

Atualmente, segundo o IBGE, 52,5% das mulheres em idade para trabalhar (maiores de 14 anos) já possuem algum cargo no mercado de trabalho. Este número é maior que a média mundial, que como apontam os dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), é de 48,5%.

Os cargos de liderança com maior destaque pela presença feminina são os relacionados à Comunicação Empresarial, com 69% deles ocupados por mulheres. Os dados são um levantamento feito pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), e foi realizada com 578 profissionais de 20 estados, onde São Paulo concentra a maior parte destas profissionais (57%).

Segundo o coordenador da pesquisa, Carlos Ramello, isso reflete também na remuneração destas mulheres. “A experiência mostra que não existe diferenciação entre homens e mulheres nessa situação. Estão dentro das mesmas faixas (salariais)”, explica o coordenador.

Por fim, a pesquisa aponta que a idade para ocupação do cargo neste ramo também é outro fator interessante: 72% estão associados à “Geração X”, que são pessoas nascidas entre 1946 e 1964, e 44% delas já atuam no cargo a mais de oito anos.

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?