O que é suply chain?

02/03/2022

Entre os diversos desafios trazidos pela pandemia, a entrega de produtos é algo que precisou ser abraçado de vez pelas empresas. Se antes o delivery já era um diferencial para a concorrência, após 2019 ele se tornou indispensável para a sobrevivência de qualquer empreendimento visto a mudança na cultura do consumidor, que tem optado cada vez mais pelas compras on-line.

Mas para garantir uma entrega eficiente que atenda as expectativas do cliente, que busca cada vez mais por segurança e rapidez, um empreendimento deve estar atento à sua qualidade desde o início do processo. Como explica a Agência EY, essa sintonia que começa na compra dentro do prazo dos insumos para a produção de produtos - que deve ser feita de forma que não atrase a produção e disponibilização de mercadorias - até a venda e entrega propriamente dita, é chamada de “suply chain”.

Se há qualquer problema dentro desta cadeia de processos, a qualidade e satisfação da venda é comprometida, por isso é preciso estar revendo ela constantemente para constatar pontos de correção e melhoria. A EY destaca que, na 110ª edição da National Retail Federation (NRF) realizada em janeiro deste ano, o “suply chain” e a necessidade do varejista se adaptar a ela foram um dos temas mais debatidos entre os especialistas e participantes.

“O ‘supply chain’ ganha importância cada vez maior, pois ele é parte relevante para uma boa experiência de compra por parte do consumidor. Ele está ganhando protagonismo muito grande no varejo, pois a entrega eficiente é parte do valor de compra que o consumidor deseja”, explica Natália Sperati, sócia de consultoria em Transformação de Negócios da EY para o setor de Varejo e Bens de Consumo.

Outro assunto em alta foi o “quick commerce”, um processo que entrega a compra do consumidor em um prazo de 15 minutos até 2 horas. Este sistema de entrega começou a ser empregado e testado em algumas situações de e-commerce, e a tendência é que a sua procura pelo cliente se torne cada vez maior.

Dicas de delivery

Marketing efetivo – antes mesmo de realizar a venda, é preciso ter atenção ao marketing voltado para a entrega. Isso quer dizer que se deve ser bem claro quanto à área de entrega (se é apenas local, em um raio da região, nível nacional etc.), valores, modalidade de entrega, prazo médio, entre outras informações que podem ser de interesse do consumidor.

Embalagem – algo que deve ser estudado antes de se iniciar o delivery de produtos é a embalagem que será utilizada. Ela é uma parte essencial do processo, pois é a responsável por garantir boa parte da segurança e do estado com que o produto irá chegar às mãos do cliente. Uma embalagem com poucas folgas e o uso do famoso plástico bolha são essenciais para a maioria das entregas.

Variedade de entrega – hoje existem diversas empresas que realizam a logística e entrega de produtos, inclusive o próprio Correio possui mais de uma modalidade. Ao disponibilizar um leque de opções para o consumidor, isto poderá agilizar a entrega em locais mais próximos, além de possibilitar que o consumidor escolha aquela com o valor e prazo que lhe forem mais convenientes.

Atenção aos prazos – é extremamente importante que o empreendimento esteja atento aos prazos de entrega dados ao cliente. O consumidor não se importará de esperar mais por uma entrega, desde que ele tenha escolhido e esteja ciente disso antes da compra. Em caso de imprevistos a comunicação é essencial, por isso qualquer atraso deve ser informado previamente ao cliente.

Rastreio – na hora de fechar uma parceria com alguma empresa privada de entrega, é interessante questionar se esta oferece a opção de rastreio em tempo real. Com isso, além e passar mais credibilidade ao consumidor quanto à segurança do produto que ele está adquirindo, também irá ajudar a amenizar a ansiedade gerada após uma compra.

Logística reversa – mesmo com uma entrega bem alinhada, toda a experiência e satisfação de um comprador podem ser jogadas fora caso ele precise, por algum motivo, devolver ou realizar a troca de um produto e com isso ter dificuldades. É levando isto em consideração, que toda empresa deve estar atenta à logística reversa de um delivery, simplificando o máximo possível a vida do consumidor na devolução de uma mercadoria, além de ser bem clara no momento da compra sobre prazos e possíveis custos neste tipo de operação.

tags: entregas, delivery, suply-chain, dicas, logistica

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