O que verificar no seu veículo antes de uma viagem de férias?

17/12/2015

As férias de final de ano são as mais aguardadas pela maioria dos brasileiros. É o momento de reunir a família e por o “pé na estrada”, muitas vezes rumo ao litoral. Mas para que o trajeto seja tranquilo e sem problemas, é preciso planejamento: juntar as economias, as malas, a família e partir para a praia. Mas há quem se esqueça de um item primordial, e que não consta na lista, a revisão do automóvel.

Levar o veículo para revisão deveria ser um hábito não só para as férias, mas para o ano todo. É dentro do carro que está todo o conforto da família, mas acima de tudo a integridade dela, pois além de transtornos e dor de cabeça com um pneu furado e um estepe vazio, o condutor pode estar colocando a vida de todos em risco caso a parte mecânica ou elétrica não esteja devidamente em ordem.

Em geral recomenda-se que a troca de óleo seja feita a cada 5 mil quilômetros rodados  pelo automóvel, e a revisão geral a cada 15 ou 20 mil quilômetros rodados (ou a cada seis meses). Os sócios e proprietários da Auto Elétrica Contato 4, Silvio Luis Cesar e Lucas Henrique de Oliveira, recomendam que para uma longa viagem, o motorista deve ter atenção especial para a correia dentada do motor. “Outros itens além deste são coisas básicas, como velas, cabos de vela, peças elétricas, a exemplo da bateria, motor de partida, alternador e todos os fusíveis. Também é importante verificar todos os cabos de aterramento do motor e bateria”, acrescenta.  Na Contato para fazer uma revisão rápida antes da viagem, o proprietário pode deixar seu veículo de manhã e retirá-lo no final da tarde. 

Muitas das vezes as pessoas só lembram de fazer uma revisão poucos dias antes da viagem, o que não é recomendado. O proprietário da Faros Mecânica Automotiva, José Donizete Favero, não aconselha que deixem para última hora. “Nós verificamos o carro como um todo: suspensão, sistema ABS, refrigeração de motor, freios etc. Caso seja constatado algum problema no veículo é necessário que seja feita a troca de peças. Após a substituição, são feitos os devidos testes com o carro, e então pode ser feita qualquer ação corretiva, se necessário”, diz Donizete. Ele destaca que a Faros é especialista em manutenção da parte mecânica dos automóveis, além de cuidarem do sistema de injeção eletrônica.

Outro ponto que precisa de muita atenção no carro são os pneus. À medida que eles se desgastam o carro vai perdendo a aderência ao solo, isso faz com que se perda o controle do carro e aumente, significativamente, as chances de um acidente. Os pneus possuem um marcador e quando a superfície do pneu estiver ao nível do marcador é necessário efetuar a troca dos pneus. Deve-se também atentar para o balanceamento e alinhamento do veículo. 

O balanceamento deve ser feito quando a carroceria e o volante vibram de maneira incomum. E deve ser realizado em todos os pneus, inclusive no estepe. Já o alinhamento deve ser feito quando o volante “puxa” insistentemente para o lado ou quando possui dificuldades para voltar o volante à posição original, isso indica o desalinhamento dos pneus. É comum este tipo de manutenção ao passar por um buraco maior ou esbarrar com força o pneu no meio-fio.

Uma parte do veículo que é comum ser esquecida pelos motoristas é verificação do sistema de ar condicionado, que precisa ser realizada junto com a revisão, a limpeza ou até mesmo troca dos filtros de refrigeração. Há também medidas que podem ser tomadas diariamente, como fazer o funcionamento do ar pelos menos uma vez na semana, inclusive no inverno, para a conservação do sistema; utilizar o botão de recirculação de ar somente em áreas de engarrafamento ou poeira e pedir a verificação do gás do sistema de ar condicionado, que precisa ser reposto apenas se houver algum tipo de vazamento.
Para que as tão desejadas férias não se tornem um pesadelo, deve-se atentar a todos estes itens além daqueles que o mecânico indicar e achar necessário o reparo ou a troca. Além de conforto e de evitar possíveis dores de cabeça, a revisão preventiva garante a segurança tanto do motorista e de sua família quanto de outros condutores.

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?