O reforço escolar como base para a educação

30/01/2019

Na busca por proporcionar o melhor para seus filhos, muitos pais e responsáveis acabam não tendo muito tempo para acompanhar a rotina escolar de seus tutelados e é neste momento que as aulas de reforço podem fazer toda a diferença. “O acompanhamento do reforço auxilia, principalmente, as crianças a criarem o hábito de estudar. Assim como os adultos, elas também devem ter seus horários e nestas aulas ela desenvolve este senso de organização e responsabilidade”, conta Lilian Barbosa Piccinini, que é sócia proprietária da Escola Elevare.

Portanto o reforço escolar não é apenas para jovens e crianças que estejam passando por problemas de ensino, mas para o bom desenvolvimento de qualquer um. “Aqui há o acompanhamento contínuo, com a estipulação de horários para as atividades e descansos. Isso trabalha a responsabilidade e disciplina deles, desenvolvendo a autonomia para que possam criar sua rotina de estudos fora daqui”, completa Eliane Alves de Oliveira Fedato, que também é sócia proprietária da escola. Com as aulas particulares, cada aluno recebe o acompanhamento individualizado para suprir suas necessidades e desenvolver habilidades.

A maioria dos pais procuram as aulas de reforço no momento em que o aluno já está com problemas, e isto deve ser evitado. “Neste caso, o recomendado é que busque este acompanhamento logo nos primeiros bimestres, quando pequenos sinais já são evidentes como o desinteresse pelas aulas ou a não realização das atividades de casa”, acrescentam as proprietárias da Elevare. Uma das principais dificuldades dos alunos pode estar associada à linguagem e interpretação de informações, o que afeta seu desempenho em outras matérias.

Por fim, elas reforçam que cada aluno possui seu tempo de aprendizagem e de desenvolvimento. Portanto é preciso respeitar este limite e não sobrecarregá-lo em um curto período de tempo, como no final do ano letivo.

 

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?