OSB-Limeira leva ação de cidadania e controle social a estudantes de EJA da escola Maria Ap. Lucca

26/09/2022 - 16:16h

Foi a primeira vez que os voluntários da instituição realizaram uma atividade com alunos de Educação de Jovens e Adultos

O Observatório Social do Brasil – Limeira realizou na noite desta quarta (21) um iniciativa inédita: pela primeira vez, seus voluntários desenvolveram atividades com uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O encontro, que aconteceu na Escola Estadual Professora Maria Aparecida Soares de Lucca, no Jardim Glória, teve como tema Cidadania e Controle Social e contou com a participação de 40 estudantes, além de professores.

Segundo Luciano Faber, presidente do Conselho de Administração OSB-Limeira, devido à pandemia, em 2020 e 2021 os voluntários não puderam realizar ações presenciais nas escolas. Contudo, a expectativa é, a partir deste ano, ampliar esse tipo de atividade, abrindo espaços não só escolas, mas também em universidades, para alcançar mais faixas etárias.

Na escola Maria Ap. Lucca, a convite do professor Tadeu Reis, que também é voluntário do OSB-Limeira, o trabalho foi desenvolvido dentro do eixo de Educação para Cidadania. Além dele e de Faber, Milton Souza, Diomedes Tamani e Roberson Marcomini representaram a instituição. Eles foram recebidos pela coordenadora de Educação Escolar, Olivia Cristina da Silva, e cinco professores.

Inicialmente, os alunos da escola receberam conceitos de cidadania e controle social por um prisma técnico e apartidário, conforme estipula a metodologia do sistema Observatório Social do Brasil. Em seguida, houve uma dinâmica de grupo, na qual os estudantes foram divididos em quatro grupos para debater os temas Ouvidoria e 156, conselhos temáticos municipais, e-SIC (Serviço de Informação ao Cidadão) e Câmara de Vereadores. Após o debate, cada grupo trouxe aos demais suas conclusões e observações sobre os assuntos propostos.

 

CARÊNCIA DE INFORMAÇÕES

De acordo com Faber, a conclusão desse exercício ressaltou a carência de informações da população quanto a estes quatro instrumentos de participação popular e o quanto as escolas, o Observatório e outras associações da cidade podem cobrar o Poder Público sobre a comunicação e o incentivo ao uso dos serviços públicos como forma de empoderar cada cidadão.

No final, os voluntários do OSB-Limeira apresentaram resultados da pesquisa de cidadania que foi realizada em parceria com a Limite Consultoria e que comprovam o quanto ainda a população está distante da administração pública municipal, e como os jovens podem ajudar a reverter esse cenário, multiplicando o que aprenderam com seus pais, irmãos e amigos. “O sentimento de todos os voluntários foi muito positivo”, avaliou Faber. “Os estudantes, que estão numa faixa etária acima de 18 anos, interagiram bastante com perguntas e exemplos de suas comunidades e com isso temos a certeza de que mais sementes serão multiplicadas”

O presidente do Conselho de Administração ressaltou que, com essa experiência junto à escola Maria Ap. Lucca, somando-se ao trabalho que já vem sendo realizado com o CAMPL desde o início de 2021, o OSB-Limeira deve alcançar a marca de 2.500 jovens impactados por um olhar de cidadania que não fala somente de direitos e deveres, mas que apresenta a eles como devem assumir responsabilidades e protagonismo social. 

Fonte: OSB Limeira
Foto: Divulgação OSB Limeira

tags: osb, eja, transparência

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?