Parceria entre poderes públicos visa reforçar segurança no comércio limeirense

11/12/2015

A chegada de dezembro traz não só o aumento das vendas decorrentes do Natal e Ano Novo, como também o aumento da carga horário de trabalho dos funcionários, e a extensão do horário de atendimento ao público, inclusive aos finais de semana. Isto faz com que as lojas sejam muito visadas para furtos e pequenos roubos, principalmente em locais com grande concentração de pessoas como o centro da cidade e a saída de shoppings.

Devido a estes fatores, a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Policia Militar (PM) firmaram uma parceria para realizar o planejamento para conter estes delitos. De forma conjunta, ambos os departamentos disponibilizarão seus agentes ostensivos (policiais que são reconhecidos pelo uso de farda e identificação), distribuindo-os de uma maneira onde cada área contará ou com um PM ou GCM fazendo a ronda do local. Esse planejamento possibilita que uma área maior seja coberta, sem que haja um excesso de policiais na mesma região.

O Tenente Coronel Claudio Roberto Sorge, do 36º Batalhão da Polícia Militar, conta que esta parceria começou a ser feita ano passado. “Não são todas as cidades que contam com a presença dos dois departamentos de policia (militar e guarda municipal). Então, ao realizarmos este trabalho em equipe, diminuímos em muito os casos de furto e roubo por isso iremos repetir a ação este ano”, comentou. Ele também ressalta que os principais alvos são os pedestres que estão desatentos ao que está se passando a sua volta. Por conta disso, pessoas que costumam circular nas ruas com celulares ou aparelhos eletrônicos, que tirem sua atenção, são os mais visados e têm seus objetos furtados.

Comércio

No último dia 03, houve uma reunião que aconteceu no 36º Batalhão, onde foram apresentados os novos números e registros sobre furtos realizados no comércio de Limeira, mais especificamente na área central. No mês de novembro foram registrados nove assaltos em lojas, um número bem reduzido se comparado ao mês anterior, que registrou 30 assaltos. O presidente do Conselho Deliberativo da ACIL, Roberto Martins, conta que há uma parceria entre a Associação e a guarda municipal e militar, para o levantamento de dados destas ocorrências. “Pedimos para que os associados sempre façam o Boletim de Ocorrência, constando o horário e o dia do ocorrido. É essencial esta participação da ACIL, pois ela se torna um ponto de referência para o comerciante. E com as informações que nós recebemos e levamos a este tipo de reunião, fica mais fácil para a polícia formular um plano de ação”, comentou Martins.

Há um projeto da prefeitura em conjunto com a comunidade chamada Câmera Cidadã, onde as pessoas que possuem câmeras de monitoramento com imagens, podem se cadastrar no link https://www.limeira.sp.gov.br/pml/formularios/formulario-camera-cidada. Com esse cadastro o proprietário da câmera não é identificado em momento algum, sendo procurado pelo funcionário autorizado da prefeitura para ter acesso a essa imagem. O secretário de segurança Mauricio Queiroz comenta que estas imagens são muito importantes para as autoridades. “A guarda municipal não fará o monitoramento desta câmera. Este cadastro é apenas para sabermos que se houver um crime nas imediações, poderemos contar com as imagens deste estabelecimento ou residência cadastrados”. Este cadastro não gera custo algum, e pode ser feito tanto para residências ou comerciantes.

Faça sua denúncia

O Tenente Coronel Sorge chama a atenção para que as pessoas sempre façam a denúncia de qualquer roubo ou delito que ocorra. “Muitas vezes o comerciante não registra o B.O. por achar que não levará a nada. Porém estas informações são de extrema importância para que possamos mapear as áreas de maior incidência, e formar um plano de ação mais efetivo naquela região”. Pode-se requisitar a ajuda da Polícia Militar pelo número 190, ou da Guarda Civil Municipal através do 153.

 

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?