Pneu careca? Hora de trocar!

11/09/2018

A escolha de um pneu para um veículo vai muito além da pesquisa do preço, e está relacionado à economia e segurança do condutor. Segundo Mantelatto Pecorari, supervisor comercial da Rede Recapex, existem diversos tipos de pneus, cada um para uma finalidade e terreno diferente. “Os tipos on-road são desenvolvidos predominantemente para o asfalto; os off-road para terrenos irregulares como terra  e lama; os mistos são para quem utiliza os dois tipos de via; e por fim há hoje os pneus verdes, que são mais leves, duráveis, diminuem o uso de combustível, entre outros aspectos”, explica o supervisor.

A escolha deve ser feita de acordo com as medidas, marca e modelo originais do veículo indicadas pelo fabricante. “Outra dica importante para a comparação entre pneus, é a verificação da etiqueta do pneu. Recentemente homologado pelo Inmetro, ela é composta por três informações relativas à eficiência energética, segurança e meio ambiente”, aponta Pecorari.

Existe o momento certo de troca de um pneu, e para isso deve ser analisada a qualidade, frequência de uso além da manutenção do veículo. A qualidade pode ser conferida com a informação na etiqueta do pneu, e a frequência de uso está ligada aos veículos de passeio e seu índice UTGQ (Uniform Tire Quality Grade), que possui informações sobre a banda de rodagem, tração e temperatura. E a parte de manutenção do veículo e pneus fica por conta da calibragem, balanceamento e do rodízio.

Por fim, o pneu deve ter seu tempo de vida e durabilidade respeitados. Por isso nunca é aconselhável recapar, recauchutar ou até mesmo remoldar pneus de veículos (por ser considerado um item de segurança, algumas seguradoras podem negar atendimento a sinistros que possuam uma destas alterações em seus pneus), principalmente os de passeio, além de se optar sempre por profissionais qualificados e de confiança.

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?