Próximas atualizações do Pix trarão QR Code de cobrança com validade e agendamento de transições

26/04/2021

Desde o seu lançamento no ano passado, o Pix permite a transferência de valores em até 10 segundos, 24 horas por dia e durante toda a semana, inclusive em feriados, o que foi um grande passo para as transações bancárias digitais do Brasil.

Um dos pontos de melhorias levantados por usuários e especialistas desde o seu lançamento, era a possibilidade de agendar transações. Por isso, o Banco Central (BC) aprovou em uma nova regulação do Pix, a possibilidade do usuário agendar um procedimento de pagamento para data futura.

A medida passa a valer no dia 1º de setembro, o que é considerado prazo suficiente para que as instituições adaptem-se para comportar esta nova opção, que poderá utilizar esta ferramenta independente do banco que esteja associado.

QR Code de cobrança com validade

Outra comodidade que já foi aprovada e começará a ser implantada, a partir do dia 14 de maio, é a possibilidade de o usuário criar um código QR Code de cobrança com data de vencimento. Com isso, o recebedor terá até esta data pré-determinada para realizar o pagamento utilizando o código.

O serviço de geração do código de cobrança com validade será facultativo para os bancos e empreendimentos financeiros. Já a ferramenta de leitura deste código deve ser disponibilizada por todas as instituições, obrigatoriamente, até o dia 30 de junho deste ano.

tags: pix, digital, banco, transferencia, tecnologia

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?