Self storages são a solução para a falta de espaço

12/04/2016

Hoje em dia muitos empreendimentos ocupam pouco espaço para serem montados, seja devido à sua necessidade, ou ao fato de muitos estarem adotando o home office para seus funcionários. Em ambos os casos, pode ocorrer a necessidade de se armazenar algo como documentos, móveis, mercadorias etc. Quando isto ocorre, estes empreendedores que já não disponibilizam de uma grande área, precisariam conceder uma sala somente para armazenagem. É nesta hora que muitos recorrem ao self storage.

Este é um segmento relativamente novo no mercado brasileiro, sendo datado inicialmente em 1996. Um self storage é um espaço locado, que conta com a segurança e a comodidade que uma pessoa necessita para armazenar aquilo que lhe tenha valor, utilidade ou carregue um valor sentimental. Como conta um dos proprietários do Meu Depósito, de Limeira, o intuito deste ramo é “que o cliente guarde ele mesmo aquilo que deseja”.

Qualquer pessoa pode locar um espaço, também conhecido como box, tanto pessoa física quanto jurídica. Pode ser desde o empresário que deseja montar um arquivo morto externo à empresa; a família que está de mudança e não conseguiu espaço na nova residência para alguns itens; o comerciante que deseja fazer um estoque de mercadoria; ou o casal que está de reforma e precisa armazenar alguns móveis. A pessoa possui total liberdade para armazenar itens, com total privacidade, sem a interferência de terceiros.

Porém, é preciso estar atento a algumas normas, que na maioria das vezes são adotas para garantir a própria segurança dos clientes e de seus bens. “Não são permitidos estoques de produtos químicos, tóxicos, inflamáveis ou que sejam ilícitos pela lei. Também não são aceitos produtos perecíveis ou carga viva”, conta Mauricio Fanelli de Brito Vianna, engenheiro e um dos proprietários do Meu Depósito.

As vantagens de se locar um self storage são diversas. Há o fator da segurança, pois estes locais possuem monitoramento 24h além de controle de pessoas que acessam o espaço;  possibilidade de expansão da empresa, uma vez que um espaço destinado para estoque ou arquivo morto pode ser utilizado para outros fins; organização e privacidade, já que, sem considerar as normas de segurança que cada local adota, o cliente é livre para acessar seu box a qualquer momento; financeiramente mais viável, já que as despesas de locação e segurança de um self storage são bem mais acessíveis do que o aluguel de um espaço residencial ou comercial.

Contratação

Antes de fechar um aluguel com uma empresa de self storage, o interessado deve se atentar a algumas coisas, para que este não tenha surpresas com a contratação de um espaço que não atenda seus requisitos, ou de uma empresa que não seja confiável para a segurança e armazenamento de seus bens.

A maioria dos locais oferecem um seguro para o locador do box, para garantir um respaldo aos seus itens. “Aqui no Meu Depósito, nós oferecemos um seguro básico contra intempéries como incêndio e vendavais, e até 50% do valor no caso de roubo. Mas ele pode ser adaptado para cada necessidade”, conta Natália Kupper, gerente do Meu Depósito.

Ela também destaca que os usuários devem ficar atentos quanto a ter um contrato assinado entre as partes. Nele deve constar todas as regras e normas de uso do local, além dos serviços como segurança e monitoramento. O interessado em fazer a contratação do serviço deve realizar um contato prévio para conhecer o espaço e apresentar suas necessidades, para assim saber se há a disponibilidade de um box, e estabelecimento do contrato de locação.

Outra vantagem de um self storage está no tempo de locação do serviço, que é mensal. Com isso uma pessoa que necessita de um espaço por um curto período de tempo, pode fazer o aluguel de no mínimo um mês. Este prazo pode ser estendido caso haja a necessidade, basta haver o aviso prévio e a renovação de seu contrato.

Logística

A parte organizacional de um self storage está ligada na automação dos boxes. Eles são divididos em diferentes tamanhos, que segundo a Associação Brasileira de Self Storage (ASBRASS), pode variar de 1 à 100m². Estes boxes são individuais, e somente o locador possui a chave ou pode acessá-lo.

Para saber o tamanho do box que irá suportar os bens ou mercadorias, o locador deve ter em mente o tamanho e volume do que irá ser resguardado. Acessando o site do Meu Depósito, que é www.meudeposito.net , e clicando no link “simulador”, é possível realizar uma simulação para isso. Nele é pode-se selecionar diversos itens como móveis, eletrônicos, tamanhos de caixas, entre outros e o próprio sistema calcula o espaço necessário para seu armazenamento, dando a opção de também já ser realizada a sua reserva.

Após a parte organizacional, a logística empregada está praticamente ligada à parte de segurança e controle de pessoas. “Nós possuímos monitoramento 24h por câmeras. Temos controle do acesso do pátio externo para a área de estacionamento, além do controle de acesso para a área dos boxes. Tudo é monitorado, tanto dentro do Meu Depósito, como de mais um local remoto”, acrescenta o proprietário.

Por ser um mercado relativamente novo, e com o aumento dos demais setores da economia, o segmento de self storages ainda sofrerá grandes expansões no mercado, oferecendo cada vez mais comodidade e segurança para aqueles que necessitam de mais espaço, ou de um local para armazenar seus bens ou mercadorias. Além disto o custo benefício ao se alugar um espaço é um dos motivos mais atraentes, o que está gerando cada vez mais adeptos a esta ideia.

 

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?