Semana Brasil: consumidor deve estar atento contra golpes e fraudes

03/09/2021

A Semana Brasil acontece até o próximo dia 13 de setembro, como uma forma de fomentar as vendas do comércio brasileiro através de promoções, descontos exclusivos e formas de pagamento facilitadas, o que faz com que a procura por crédito por parte do consumidor aumente neste período.

Hoje é difícil conhecer uma pessoa que não tenha passado por uma tentativa de golpe, principalmente daquelas que prometem coisas tentadoras como “limpo seu nome” e “aumento fácil seu score”, principalmente através de propagandas em redes sociais, e-mails e agora também no WhatsApp.

Para identificar e evitar esse tipo de proposta enganosa, o consumidor deve adotar algumas ações simples no dia a dia, principalmente nas interações feitas na internet e redes sociais.

Prevenção

A primeira atitude e também a mais efetiva é a prevenção, que surge quando o consumidor começa a ter mais cuidado com seus dados pessoais, principalmente com os números de documentos como CPF e RG.

Por isso não se deve compartilhar estas informações em redes sociais, sites desconhecidos ou até para outras pessoas, mesmo que seja alguém próximo, pois nunca se sabe quando estes dados podem ser vazados.

Também não é recomendado que se utilize aparelhos eletrônicos de terceiros ou de uso coletivo, como computadores, para fazer login em sites de bancos ou contas de aplicativos que exijam cadastros com este tipo de informação, pois estes costumam estar mais expostos a vírus e aplicativos maliciosos.

No caso de receber mensagens ou ligações, nunca informe dados pessoais, números de cartões ou dados bancários para quem está solicitando. Na dúvida, pesquise a integridade da empresa em sites de reclamações.

Aumento de score

De maneira geral, o score de crédito de uma pessoa é uma nota que recebe de acordo com o pagamento de suas contas. Ele é analisado por empresas na hora de disponibilizar crédito e empréstimos.

É possível sim que um consumidor consiga “aumentar” o seu score na Boa Vista SCPC, porém não há saídas milagrosas para isso.

A única forma de manter um score alto e positivo é através de bons hábitos financeiros, como manter o pagamento das contas em dia e não adquirir muitas dívidas.

É preciso ter muita atenção, pois uma pessoa nunca pode “pagar” para aumentar seu score, uma vez que esta pontuação é construída através de uma metodologia automatizada que leva em consideração seu histórico como consumidor, além de hábitos positivos como bom pagador.

“Por isso, se receber uma proposta que diz conseguir mudar esta pontuação mediante o pagamento de um valor ou algo do tipo, desconfie imediatamente e não forneça qualquer tipo de dado pessoal”, alerta a coordenadora da Boa Vista SCPC da ACIL, Adriana Marrafon.

Negociação de dívidas

Além de poder procurar o departamento da Boa Vista SCPC na ACIL e consultar a regularização do seu nome, os limeirenses podem realizar a negociação de seus débitos através da Central de Recuperação de Crédito (CRC).

O trabalho de contato e proposta de quitação de dívidas é realizado durante todo o ano pela CRC, e existem algumas formas do consumidor saber se este contato é ou não confiável. “Aqui na ACIL, por exemplo, quando fazemos o contato com uma pessoa para negociação através de SMS, e-mail ou ligação, sempre nos identificamos e pedimos para falar diretamente com o consumidor que tem a dívida em seu nome, nunca com terceiros”, esclarece a Melissa Pires, responsável pela CRC da ACIL.

Além de informar sobre a dívida ativa apenas para o devedor, as negociadoras da CRC nunca solicitam dados pessoais. “Nós já possuímos alguns dados de identificação, e por isso podemos pedir para que a pessoa nos diga apenas os dois últimos dígitos do CPF, por exemplo, para confirmar sua identidade”, acrescenta.

Após fazer uma negociação, o consumidor escolhe o meio de pagamento que pode ser em Pix, cartão de débito e crédito ou boleto bancário, que é emitido e enviado a ele através do e-mail, WhatsApp ou impresso no ato da negociação se for feita presencialmente. Neste caso, além do boleto constar apenas o valor da negociação, ele também terá o CNPJ da entidade como forma de identificação de sua integridade.

Se o consumidor estiver com alguma dúvida sobre uma proposta de negociação efetuada pela CRC da ACIL, ele deve ligar diretamente o telefone (19) 3404-4949 ou pelo WhatsApp (19) 97141-7322, ou comparecer pessoalmente na sede da Associação.

tags: crc, acil, limeira, negociaçao, fraude, golpe, score

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