Senado aprova prorrogação da entrega do IR de pessoa física para 31 de julho

08/04/2021

O Senado aprovou, no último dia 06, a prorrogação da entrega da Declaração de Imposto de Renda (IR) para pessoas físicas. O prazo anterior era até o dia 30 de abril, e agora passa a ser até o dia 31 de julho.

Ano passado já houve uma prorrogação da entrega, feita pela própria Receita Federal. A diferença para este projeto é que, além do prazo maior, as datas de restituição também são alteradas: 1º lote passa para 31 de maio, 2º lote 30 de junho, 3º lote 30 de julho, 4º lote 31 de agosto e o 5º lote para 30 de setembro.

Como houve uma alteração no texto, ele precisa retornar para a Câmara dos Deputados para nova análise aprovação. O autor do projeto, deputado Rubens Bueno (Cidadania-PR), diz que o objetivo disso é dar um prazo maior para as pessoas, já que com diversos estabelecimentos fechados pela quarentena no País, está mais difícil para o contribuinte conseguir documentações e comprovantes.

O trecho que foi alterado no Senado, pelo Plínio Valério (PSDB-AM), acrescenta também a possibilidade de parcelamento de valores que restarem após a entrega do IR. Neste caso, o contribuinte poderá dividir em até seis vezes, mas que precisam ser quitados ainda em 2021.

Caso aprovado na Câmara de Deputados, o texto ainda deverá ser analisado e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro.

tags: IR, Imposto-de-Renda, declaraçao, covid-19, imposto

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?