Uso de máscaras: onde é ou não obrigatório?

11/03/2022

Na última quarta-feira (09) o Governo do Estado de São Paulo divulgou oficialmente a desobrigação da população do uso de máscaras de proteção em ambientes abertos. A decisão desta flexibilização, segundo o governador João Dória (PSDB), levou em consideração o avanço da vacinação no Estado.

A mudança já está valendo e mantém a obrigatoriedade de uso de máscaras em locais fechados de acesso público e no transporte coletivo. Mas com a nova decisão, uma dúvida surgiu: o que pode ser considerado um local aberto ou fechado?

Por enquanto não há previsão da emissão de nenhuma lista detalhada sobre quais seriam estes locais, porém no perfil de Instagram oficial do Governo Estadual, foram publicados alguns exemplos de locais onde ainda são obrigatórios o uso de máscara e a onde está dispensada.

Obrigatórios: transporte público (ônibus e metro), salas de aula, cinemas e teatros, escritórios, shoppings, comércio de rua, mercados e supermercados e academias.

Não obrigatórios: parques e praças públicas, feiras livres, ruas e avenidas, quadras esportivas abertas, pátios e áreas abertas de escolas, estádios de futebol e centros de eventos em espaços abertos.

Por conta de sua subjetividade, se um cidadão está em dúvida se deve ou não utilizar uma máscara de proteção, o melhor é manter o seu uso. Válido lembrar que continua valendo a multa de R$ 552,71 para quem não utilizar a máscara em locais públicos exigidos.

tags: mascaras, sao-paulo, proteçao, local-aberto, limeira, covid-19, coronavirus, pandemia

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?