Vinho, panetone e doces trazem sabor e tradição para a ceia de Natal

15/12/2015

São várias as tradições relacionadas ao Natal e ao Ano Novo, e cada família, grupo de amigos ou sociedade carregam seus próprios costumes. Mas existem aquelas que são praticadas pela maioria, como a ceia de Natal, a visita do Papai Noel, a contagem regressiva para o primeiro dia do ano, além das simpatias para trazer prosperidade e felicidade na noite da virada.

Porém, para deixar a ceia e a virada do ano ainda mais gostosas e marcantes, a mesa da ceia tem que estar completa com tudo o que a tradição recomenda, como o peru e é claro, o panetone, saboroso doce tipicamente natalino que ganhou adaptações ao longo dos anos e que pode ser encontrado com diversas combinações, além da clássica, com passas e frutas cristalizadas.

Em Limeira, a iguaria é muito apreciada e ganha destaque nos meses de dezembro. Na Panificadora Santa Cruz, por exemplo, o doce é produzido no próprio local. “Usamos uma massa pré-pronta, onde após a fermentação, fazemos a adição das frutas cristalizadas ou o recheio com o chocolate. Também fazemos encomendas com os panetones de sabores diferenciados”, contou Cecília Assis Naidhig, colaboradora da confeitaria. Além do panetone, eles produzem vários tipos de doces que são requisitados para as ceias, como tortinhas, carolinas, rocambole, trouxinhas doces, bolo enrolado, palha italiana, entre outros. Para a virada de ano ela recomenda a compra de manjares e do bolo de aipim, que é um dos doces mais apreciados pelos clientes da padaria.

Do pão ao vinho

Outra tradição que é muito apreciada especialmente na ceia de natal é a do vinho. A bebida traz sofisticação e sabor para as mesas dos anfitriões. Dificilmente se encontra alguém que não aprecie ao menos uma taça durante, ou antes, da refeição, e os tipos de bebida disponíveis no mercado são bem variados.

Sem dúvida a bebida é indispensável para a ceia e na Casa Pacheco pode-se encontrar uma infinidade de marcas e tipos de vinho. “Temos o tinto maduro, jovens, encorpados, frisante, espumante, branco, doce, enfim, uma infinidade, para todos os gostos e combinações”, comenta o gerente comercial da loja, Lucas Pacheco. Ele ainda acrescenta que quando procurado para indicar um bom vinho, parte do princípio de que o melhor é aquele que agrada a pessoa. “Sempre procuramos disponibilizar o vinho que o degustador gostar mais. É claro que também buscamos indicar o tipo que combine com o acompanhamento que será servido com ele”, conta.

O vinho mais recomendado pela loja é o Casa Valduga, uma marca de produção nacional que possui uma linha muito extensa que agrada a maioria dos paladares.

Em relação aos acompanhamentos, um dos mais requisitados para servir junto a bebida é o queijo. “O mais recomendado e apreciado é o Golden. Mas também podem ser servidos os vários tipos de parmesão que pussui desde sabores leves até mais picantes. Porém, vale ressaltar que o melhor queijo é aquele que agrada o paladar de quem irá degustá-lo”, acrescenta Pacheco.

Independente do que será servido, o que importa mesmo é o sentimento de fraternidade, amizade, amor e esperança que a ceia traz para dentro das casas, reunindo amigos e familiares em uma grande partilha para dividirem os bons momentos que tiveram durante todo o ano. Mas é claro que com um bom vinho, queijo e aquele panetone para adoçar a noite, fica tudo muito melhor.

Olá, tudo bem? Converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?