Home

Associado

Logo

FACIL

43 Anos de História

A Feira Agro-Científica, Comercial e Industrial de Limeira (FACIL) teve sua primeira edição realizada em março de 1965, nas instalações da antiga Machina S. Paulo. O evento, que foi um dos primeiros do interior paulista neste segmento, nasceu com o objetivo de mostrar o potencial da cidade nos campos da agricultura, da ciência, do comércio e da indústria, sendo uma vitrine do que é oferecido de melhor por Limeira.

A idéia de realizar uma iniciativa como a FACIL surgiu devido ao grande sucesso que alcançava na época a Festa da Laranja, que tornou o município conhecido e respeitado no mundo todo. Entretanto esta festa somente promovia um produto, e Limeira vinha alcançando grande desenvolvimento nas áreas industrial e científica. Para aqui convergiam grandes empresas, as escolas se multiplicavam, faculdades eram instaladas, o número de estudantes crescia e era preciso mostrar todo esse potencial também.

As riquezas e a capacidade do povo limeirense foram reunidas em uma única mostra. Além de exibir o que as empresas produziam, a FACIL pôde também tornar-se, com o passar dos anos, uma feira comercial, dando a oportunidade dos empresários realizarem negócios no próprio local de exposição.

A primeira feira foi um sucesso. Era preciso então continuar realizando periodicamente esse importante acontecimento, para que se tornasse uma tradição própria da cidade. Outras se seguiram (1967, 1969, 1971), cada qual trazendo mais novidades, mostrando novos progressos nos campos da agricultura, da ciência e da indústria, uma amostra de tudo que se produz, tudo que se fabrica, tudo que se faz em Limeira.

A importância da feira, e o seu reconhecimento a nível nacional, sempre motivou a presença de ministros, governadores do Estado, estudantes e empresários de todo o País. 

Em 1976, a FACIL foi realizada nas instalações da Newton S/A. A exposição cresceu, o número de visitantes aumentou, e a feira tomou-se conhecida internacionalmente, e contou com a presença do então presidente da república Ernesto Geisel. 

O sucesso da Feira, ao longo do tempo, determinou, em 1982, a construção de um pavilhão permanente para exposição, com 4.032 metros quadrados, em uma área de 120.000 metros quadrados e estacionamento para dois mil veículos, contava com 162 estandes, de 60 expositores, salão do automóvel, e já era considerada como a maior feira de todo o interior paulista. Na época, Limeira com uma população de 151 mil habitantes, contou com um público de 300 mil pessoas. Lembre-se que neste ano os postos de gasolina, por lei, fechavam aos domingos, porém a importância da feira, aliada ao seu sucesso, fez com que o presidente do Conselho Nacional de Petróleo, determinasse a abertura dos postos revendedores de derivados de petróleo, situados no perímetro urbano de Limeira. 

Em 1990 e 1992, as edições da FACIL, deram seqüência ao sucesso das anteriores, com significativa ampliação do número de expositores.  

Em 1998, a 9ª FACIL ocorreu no período de 21 a 29 de novembro, em pavilhões da Máquina D’Andréa, passando a ser administrada pela ACIL.

Em 2.000, seguindo as tendências mundiais do setor econômico a FACIL trouxe modificações importantes para o empresariado da cidade. O objetivo foi torná-la uma feira comercial, ou seja, oferecer aos expositores a chance de expor e vender seus produtos, pois até 1998 o evento era praticamente estático: apenas exibia o que as empresas produziam e os negócios surgiam posteriormente.

No ano de 2002, nas instalações da antiga Cia Prada, setores importantes para a economia, foram agregados a FACIL: informática, automação e telecomunicação, além do setor de folheados, que transformou a cidade de Limeira no maior pólo produtor do segmento. O setor cientifico sempre está presente através de trabalhos de escolas de todos os graus.

Em 2.004 a 12ª FACIL ocorreu nas instalações do Centro Municipal de Eventos, de 17 a 26 de setembro.

A 13ª FACIL foi realizada em setembro de 2005, no Centro Municipal e Eventos, e recebeu um público de aproximadamente 90 mil pessoas. O empresariado limeirense pôde mostrar à população seus produtos e serviços e divulgar ainda mais sua marca, além de contribuir com o crescimento do município.

A partir da 14ª FACIL, organizada de 5 a 13 de maio de 2007, a feira tornou-se uma feira de negócios, onde todos os expositores, além de mostrarem seus produtos, puderam também comercializá-los, o que se tornou um sucesso de vendas a curto, médio e longo prazo.

Além dos segmentos Comercial, Industrial e Científico, a mostra trouxe como novidade a Feira da Construção e a Exponoivas, o que a tornou mais atrativa.

O sucesso do evento ao longo dos anos consolidou definitivamente a FACIL como uma das mais importantes Feiras de negócios da região. A diversidade na exposição de produtos e serviços, além das atrações artísticas e culturais oferecidas aos visitantes faz com que pessoas de todas as partes do Estado visitem o evento.

Presidentes da FACIL

1ª – Victor D’Andréa - 1965
2ª, 3ª e 4ª – Cláudio Galeno Araújo – 1967, 1969, 1971
5ª – Emmanoel Rocco - 1976
6ª – Raphael Corrêa da Silva – 1982
7ª – José Luiz Battistella - 1990
8ª – Carlos Humberto Mazutti - 1992
9ª – Renato de Almeida - 1998
10ª – Antonio Carlos Longo – 2000
11ª – José Geraldo Vieira Cardoso - 2002
12ª, 13ª e 14ª – Renato Hachich Maluf - 2004, 2005 e 2007
15ª – Reinaldo Bastelli - 2009